sexta-feira, 17 de abril de 2009

Tampas e tampinhas


em sacos de 100 lt
em garrafões de 5lt
em sacas de batatas
a estorvarem (pelo menos) duas garagens!

Ninguém faz ideia de quantos quilos (ou até toneladas...) já temos


Mas o que, recentemente, sabemos é que as empresas de valorização de resíduos plásticos já não estão a aceitar a troca de tampas por cadeiras de rodas ou outras ajudas técnicas.
*
e AGORA?
*
Agora que a Associação Tampa Amiga já encerrou actividade por falta de apoio, assim como nós, vêem-se SEM apoio muitas pessoas que viam como "luz ao fundo do túnel" esta campanha, uma vez que o nosso sistema de Segurança Social é só para alguns e não para todos - como deveria!
*
Isto porque ao apresentar as prescrições médicas das ajudas técnicas necessárias na Segurança Social a resposta é sempre: "Ah, já não pode entregar porque já não há dinheiro para ajudas técnicas!"


Foi a resposta que ouvimos no ano passado e este ano (ainda não a ouvimos, mas) vai pelo mesmo caminho.

Mas não faz mal, o importante é que haja ainda dinheiro para uma 3ª travessia sobre o Tejo, para um novo aeroporto e até para um comboio de alta velocidade que ninguém faz questão de usar porque o Alfa é muito bom!...

O que é que interessa que haja pessoas a necessitarem de AJUDAS TÉCNICAS ESSENCIAIS à sua reabilitação física e autonomia?!?

Ainda aguardamos UMA resposta acerca das "nossas" tampas... mantenhamos a Esperança - porque esta deve ser sempre a última a morrer!

12 comentários:

Mina disse...

Também tenho , uma "carrada", delas (tampinhas), que estou em querer que o destino, vai ser um eco ponto.
Em vez de se promover estas iniciativas, faz-se o contrário.
Porque será que se acaba com que está bem, e ajuda o proximo?!...
Fico indignada, até revoltada...
Já agora tbm guardei as capsulas da Nespresso, que acho que era para o cancro da mama, mas agora não sei onde as entregar. Se alguém souber?...Diga, obrigada.
Bjocas

Xu disse...

DASSE KA NOJU PA ... É SP A MM MERDINHA!BNem sei q te diga dp de ler este post ... karamba, q tristeza.
Por mim podem enfiar o TGF pela cavidade rectal acima e a ponte pela goela abaixo pq me deixaria mt mais faliz daber q um monte de meninos poderiam ter cadeiras de rodas ou outras ajudas tecnicas q tornassem a sua mobilidade e vida mais faceis ... Q KAR**** ...

Maria disse...

Aqui em Portugal é só para a fotografia, os srs. politicos só falam e falam para a tv.e jornais em termos práticos não fazem nada,e ainda por sima estão a acabar com o sistama da S.S.de saúde,e não são chamados á responsabilidade.
Todos juntos não deviamos votar em protesto para as politicas implantadas.

Beij. gordos.
M.M.G.

MICRO DEUSA disse...

Ora booooooooolas ... mais uma má noticia!

CláudiaMG disse...

Bem, mais uma vergonha do nosso País. Não me digam que a Segurança Social ainda comparticipava com alguma coisa???
Quanto às tampinhas, em Alcoitão ainda está lá a caixa que recebia as tampas, com muito poucas tampinhas é certo, mas ainda não a tiraram de lá.

Beijinhos

Prima Ana disse...

Olá!! Estás a querer dizer-me que não existe onde entregar os kilos e kilos de tampas que tantas pessoas com 1 coração enorme arranjaram para ajudar o nosso João???? Não estou a acreditar... não tenho palavras p descrever a revolta que sinto por vivermos num país de "mentira", como é possivel ninguém ver a hipocrisia que é os aeroportos, os tgv´s como já se falou... será que não há meios de comunicação que denunciem isto????

Dina disse...

Enfim...

Sem comentários!!!

Ouvi outro dia no você na tv ou nas tarde da Julia não sei bem, uma senhora que juntava as tampinhas e entregava a uma fábrica de cabides (no Norte) não sei se ainda continua ou não.

Também junto tampinhas e levo para a Liga, para ajudar um menino que também se chama João e curiosamente nasceu no mesmo dia do Afonso (mas é mais velho) e já colocaram uma informação com as ajudas técnicas que conseguiram e a informar que o programa tinha terminado.

Beijinhos

Sofia disse...

Não desistam!!!
Nós vamos conseguir nem que seja vende-las as peso para o ferro velho...
Tenham calma. A ESPERANÇA é a última a morrer. NÓS VAMOS CONSEGUIR!!!

Anónimo disse...

era um ponto de recolha de tampas aqui no meu bairro, agora tenho varios quilos de tampinhas na minha garragem, e hoje telefonei para a VALORSUL e disseram-me que ja nao tecebem....ESTE É O PORTUGAL QUE TEMOS

Ana Dias disse...

A Cruz Vermelha Portuguesa em Aveiro está a recolher essas tampinhas. Sabe quantos quilos têm? Seria mais facil para coordenar a recolha delas... Obrigada por nos ajudar a ajudar...

Mãe Sisa disse...

@Ana Dias:
Este post foi publicado há mais de um ano... Entretanto já resolvemos esta situação.
Continuámos com o "bichinho" das tampas, mas entregamo-las em Sintra.
De qualquer forma, se alguém de Leiria para cima nos procurar nós encaminharemos para a Cruz Vermelha de Aveiro!
Obrigada pelo seu contributo.

Marco disse...

Bons dias a todos(a)
Moro em Lisboa e tambem actualmente nao tenho conhecimento de nenhum sitio aqui que as recebem.
Mas para quem morar para os lados do cadaval a cruz vermelha de la continua a receber,ainda liguei ontem.nao tenho nenhuma tonelada,mas tenho 40 garrafoes e so nao fui la entregar porque a minha mae esta com problemas de saude. Marco

marco-1968@sapo.pt