sexta-feira, 3 de abril de 2009

Os símbolos da Páscoa

A Páscoa comemora-se este ano no dia 12 de Abril. É uma festa móvel, que segundo uma antiga tradição, acontece após a primeira lua cheia da Primavera. A festa da Páscoa está ligada ao Baptismo, por isso é tradição os padrinhos oferecerem um presente aos afilhados, normalmente um “Ovo de Páscoa” ou um “Coelhinho de chocolate”.
*
O símbolo Ovo quer dizer início de vida, vida nova que se comemora na Páscoa. Após a morte, Jesus ressuscita para uma vida nova. A Primavera é a altura em que os seres vivos, nomeadamente, os pássaros põem ovos, chocam-nos, saindo novos seres vivos. Época fecunda onde tudo se renova.
*
O coelho é outro símbolo da Páscoa, aliás a coelha. Simboliza o nascimento e a nova vida. Este animal é o símbolo da fertilidade, pois em cada ninhada nascem vários filhotes e o período de gestação é de apenas 30 dias.
*
Antigamente coziam-se ovos em cascas de cebola ou beterraba, que lhes dava um certo colorido. Os padrinhos ofereciam-nos aos afilhados, para se recordarem que este ovo simboliza a vida.
Conta a lenda de que havia uma mulher pobre que coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para os dar a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou perto delas correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que tinha trazido os ovos.


escrito por Manuela Andrade
(Directora Pedagógica BICA curta)

1 comentário:

Prima Ana disse...

Uma Santa Páscoa para vocês com muita saúde, alegria e paz de espirito. Beijos de todos nós.