quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Consulta de Neurologia

Ontem foi dia da consulta semestral de Neurologia.

Confesso que estava um pouco apreensiva porque a última consulta não correu como o previsto.
A consulta começou sem o Neurologista do Principezinho porque estava a acompanhar uma outra criança (caso urgente). As médicas presentes nunca tinham visto o Principezinho, nem sabiam a história dele até lerem o que estava no processo.

O Dr. JPV entrou já no fim da consulta e estava tão preocupado com a outra criança que percebeu tudo ao contrário!

A única coisa que prestou realmente atenção foi à descrição dos episódios de irritabilidade extrema (esporádicos) que o JM sofreu durante uns tempos - inclusivé quando estava internado em UCI, período este em que a monitorização destes episódios foi muito útil.

Encaminhou o JM para mais um EEE e ontem recebemos o relatório, cuja conclusão é a seguinte: "Electrogénese de base regularmente estruturada para o grupo etário, sem anomalias focais nem actividade paroxística"...
UFA! Está tudo bem! Mesmo que aqueles episódios tenham sido alguma manifestação da epilepsia, já passaram e não deixaram sequelas.

Posto isto, decidiu-se começar a reduzir a medicação do Principezinho: tanto o Valproato como o Diazepam.

O Dr. JPV mostrou a sua satisfação ao ler os relatórios de avaliação do JM (relatório de avaliação da Comunicação Aumentativa e Alternativa e o relatório técnico-pedagógico). E justificando à interna que se encontrava a assistir à consulta explicou que este menino esteve num estado de coma grave e que os primeiros meses, depois de acordar do coma foram muito angustiantes porque ninguém sabia o que esperar - nem a nível físico, nem psicológico.
Ficou muito satisfeito ao saber que o desenvolvimento cognitivo não ficou comprometido e encorajou-nos para continuarmos a apostar no Principezinho como temos feito.
Pedi-lhe opinião acerca da gastrostomia e ele disse que, ponderando todos os prós e os contras, acha que NÃO se deve fazer: apesar do atraso ponderal do Principezinho (que se deve, essencialmente à bronquiolite obliterante), dando prioridade à sua estabilidade emocional (porque seria muito traumático para ele) e tendo em conta também as complicações que podem advir deste tipo de procedimento (por causa da sua doença pulmonar tem riscos acrescidos).
Ele emana sensibilidade e verdadeira preocupação pelos seus pacientes.
Conclusão: adoro este médico!
*****


8 comentários:

Piquenina disse...

Eu não o conheço, mas depois dessa descrição tb já gosto dele!
O que vos disse aqui há uns tempos?
A partir de agora vai ser sempre a melhorar! Acreditem no que vos digo!
Tive mais um daqueles sonhos-maravilha! Acho que não é por acaso.
Esta witchmother tem poderes!
Yahaha

Miu disse...

Eu também já gosto!
Hoje também fui à vet. Ela é o máximo! É gira e meiguinha.

Cucu, gostei de saber das boas notícias. Sei que não podes estar ao pé de mim, mas achas que nos podes vir visitar?
Eu prometo que não "te salto para a espinha". Fico só no colinho da minha dona a ver-te!
Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!Vá lá!
Boa?
Mtos ronrons!

Anónimo disse...

Principezinho,um grande beij. de parabéns pelas boas noticias,e daqui para a frente creio que vais surpreender todos pela positiva,se eu andar por cá vou ver um grande homem com H. grande e vais dar muitas alegrias a quem gosta de ti e em especial aos pápás força.....beij. para toda a família também Avó do Gilherme

CláudiaMG disse...

Olá "mãe Sisa"

Que boas notícias que nos trouxeste do Neurologista.
Imagino o quanto estejam felizes e o quanto isto vos dá alento e energia para continuarem na vossa luta.
É com uma felicidade enorme que hoje saío daqui do vosso cantinho. É música para os meus ouvidos sempre que vou visitar os Blogues amigos e ficamos a saber que tudo está a correr bem com eles.

Um grande beijinho para vós.

Cláudia

P.S.: Deixei um miminho no meu Blogue para ti

Dina disse...

Olá, Olá

As consultas de neurologias, são realmente as piores.

Felizmente que tudo está a correr pelo melhor.

Fico muito feliz com estas noticias.

Um abracinho muito grande para o "meu" principezinho

Grilinha disse...

São boas noticias e isso é o que mais interessa.

Que maravilha...beijinho grande

Anónimo disse...

Não tenho andado actualizada.. tenho lido aos bocadinhos... mas hoje de facto fiquei super, hiper, mega, FELIZZZZZZZZZZZZZZZ com as novidades!!!!!! YESSSSSSSSSS... é a luz ao fundo do túnel cada vez estamos mais perto.. Esse meu doçe é um menino d´ouro.. BEIJOSSS p vocês os 3. Prima Ana

Xu disse...

eeeeeeeeeeh lekas ... uma boa noticia sabe sempre bem. Fiko mto feliz, beijos!