sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Regresso à rotina

Esta semana o Principezinho voltou às suas actividades (q.b.)...
Ainda não está a 100% (bem, tendo em conta que tem uma incapacidade física atestada em 98% e os pulmões a funcionarem a 50% - em dias bons!... esta percentagem dos 100% é depois de subtraídas aquelas que são normais para ele!!!).
Continua com baixas saturações de oxigénio, mas que vamos dando conta e controlando como podemos. Intercalamos os aerossóis com o uso das sondas nasais que ele mal tolera - principalmente durante a noite o que o impede de ter um sono minimamente descansado: não tem. Recusa-se a dormir com aquilo no nariz, mesmo que o ajude a respirar melhor. Prefere que fiquemos o tempo todo a fazer-lhe aerossóis para compensar o oxigénio! Conclusão: ele dorme assim, mas eu não!
Bem, para falar a verdade, não durmo mesmo que não esteja a fazer os aerossóis, porque se ele tiver necessidade de ter as sondas nasais, passa o tempo todo a fungar e a ranger os dentes e a tentar arrancar aquilo da cara.
[O que pode levar à loucura qualquer pessoa sã...
quanto mais uma que não sabe o que DORMIR há não sei quanto tempo... sim, as insónias voltaram por agora]
Quanto às actividades, depois de um mês e pouco de ausências, é bem notória a felicidade dele ao reencontrar os colegas e as pessoas adultas que o acompanham nesta fase (eram tantas saudadinhas!).
Assim que o Pai Pinguim ou a avó Tété chegam quer logo contar o que mais lhe agradou no dia.
Tinha algum receio que, devido às baixas bruscas e prolongadas de oxigénio neste último período, que tivesse afectado de alguma forma, alguma área do cérebro... que ele tivesse regredido de alguma maneira a concentração (que já não é muita - só para aquilo que ele bem entende!) ou até mesmo a sua capacidade cognitiva... Apesar do médico me ter dito que não, e que, aparentemente, até agora ninguém notou diferença nesse aspecto, posso garantir que ainda não estou muito tranquila em relação a isto.
O que regrediu, sem sombra de dúvida, foi a mastigação e deglutição... como sempre acontece quando ele sofre mais uma infecção respiratória.
É fazer um "reboot"...
Ah: e os mimos... muitos!
Começou a tosse...

4 comentários:

Grilinha disse...

Oh Sisa !!! Vens falar da concentração desse ratinho atento ??? Ele gosta é de dirigir a concentração para o que gosta como muitas crianças da idade dele. Percebo que estejas preocupada, mas acredito que estará tudo bem. Basta olhar para aquele olhar delicioso, atento e vivaço para perceber que só pode estar tudo bem...

Beijinhos da fã nº 1 do Principezinho (ou tenho de ir para a a fila ???)

Prima Ana disse...

Vai ter de ir para a fila... primeiro estou eu... hehehehe.. estou a brincar o importante é termos tantas pessoas que gostem de nós, neste caso dele, correntes de amor genuíno, lindo!!!!
Beijo grande Prima Ana; Bom fim de semana....

CláudiaMG disse...

Olá mãe Sisa, o meu maior desejo vai para vós, que consigam retomar a vossa normalidade, que o Principezinho não necessite de sondas nasais para respirar, nem de aerossóis e que vocês consigam ter umas boas noites de sono.
Se tudo isso se realizar o vosso dia será bem mais fácil e o Principezinho poderá assim disfrutar do seu dia-a-dia em pleno.

Beijinhos muito especiais

FlorBella disse...

Beijinho grande e tudo de bom...