quarta-feira, 16 de junho de 2010

Controlo de esfíncteres



Para a maioria dos pais a etapa de controlo de esfíncteres é difícil de lidar porque implica um ajuste nas rotinas e principalmente no comportamento dos filhos. Algumas crianças não estão preparadas na altura que os pais decidem.
*
Qualquer criança saudável consegue controlar os esfíncteres quando tem maturidade neurológica. Não vale a pena obrigar a criança ficar sentada na sanita ou no bacio durante horas até conseguir fazer alguma coisa ou ter horas marcadas...


Claro que este processo implica retrocessos ocasionais, como qualquer outra aprendizagem. Estas "tentativas-erro" muitas vezes deixam os pais desiludidos, fazendo-os procurar ajuda médica ou psicológica para a criança, esquecendo-se que eles próprios também já passaram por isso.
*
É uma etapa normal do desenvolvimento. Normalmente entre os 2 e os 3 anos.
*
Para o Principezinho inicia-se agora, provavelmente com a frequência necessária para se tornar uma rotina... não só para ele, mas também para os seus músculos (que como sabem, têm vontade própria).


Apesar de ter a cadeira sanitária há quase um ano, demorou uns mesinhos até aceitar ficar lá sentado... Quando está sentado na cadeira de posicionamento e transporte (a tal "super-cadeira"), de vez em quando pede para ir para a sanita porque tem lá colado o símbolo da mesma. Mas até aqui era preciso estar muito aflito (digamos, já há alguns dias sem evacuar!) .

Hoje pediu para ir à sanita através do GRID, pela 1ª vez!

*
É tão bom ter voz, não acham?!?
*

7 comentários:

Piquenina disse...

siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!

Mina disse...

É bom ver os progressos...
bjs

CláudiaMG disse...

Que bom...
Aos poucos e poucos ele irá conseguir as suas rotinas, será um processo que requere muita paciência, mas com muita serenidade vocês irão conseguir.

Beijinhos grandes

Prima Ana disse...

Fico muito feliz, é sempre 1 sinal por mais dificil e até lenta q seja a progressão é sempre 1 passo em frente e é para a frente q temos q olhar... um abraçinho forte!!!!

Xu disse...

BESTIAAAAAAAAAAAAAAAAL

luiv8 disse...

Bom dia, gostaria de saber onde comprar essa cadeira para a sanita? obrigada

Mãe Sisa disse...

luiv8:

Comprei esta cadeira à Medical Plus, mas aconselho sempre a pedir orçamentos a várias empresas desta área...