sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Saiba como relacionar-se

com pessoas com Paralisia Cerebral


1. Não trate a pessoa com PC como se ela fosse doente! Paralisia Cerebral não é doença! Isso vale até para médicos, acredite!
Paralisia Cerebral é uma desordem neurológica, um distúrbio do movimento e da postura causado por lesão cerebral ocorrida na gravidez ou nos primeiros meses de vida, normalmente causada por falta de oxigênio (hipoxia).
Perguntas como “ela é doentinha?” ou “qual é o problema dela”, são antipáticas e demonstram falta de sensibilidade.
Pense bem, antes de falar.
2. Antes de abordar uma pessoa com PC, procure saber qual é a deficiência.
Isso é importante especialmente no caso da paralisia cerebral, já que ela pode assumir várias formas.
O que parece, pode não ser. É comum que as pessoas pensem que o tal que está numa cadeira - ou que tem limitações motoras - não entende nada do que está sendo dito e por isso se permitem fazer comentários inadequados, tais como, "Coitadinho!”, “Qual que é problema dele?”, “O que ela tem?”, “Ele nasceu assim?”, “Ela entende alguma coisa?”

3. Não ignore sua presença nem menospreze sua capacidade intelectual!
Paralisia Cerebral não é doença mental.
Algumas pessoas apresentam déficit cognitivo (de entendimento) associado ao quadro motor, mas o que define a paralisia cerebral é uma disfunção motora e não intelectual.

4. Tente descobrir o melhor meio de se comunicar com uma pessoa com PC
Muitos deles apresentam prejuízos na fala, mas isso não significa que não possam se expressar.
Ainda que não fale, isso não quer dizer que não entende o que está sendo dito.
Se estiver interessado, tente se comunicar e observe a expressão da pessoa que tem meios muito eficientes de comunicação: sorrisos, olhares, acenos, gestos.
Basta você querer e ter paciência que a conversa vai se dar.

5. Nem todo PC é cadeirante e nem todo cadeirante tem paralisia cerebral.
Algumas crianças com PC conseguem andar antes dos sete anos e outros nunca andarão. Depende da extensão da lesão, do tratamento etc.
Se a pessoa diz que tem PC e não usa cadeira de rodas, não diga: “ah, mas nem parece”, como se a lesão fosse algo a ser estampado no rosto de alguém.

6. A Paralisia Cerebral não é contagiosa, portanto não perca a oportunidade de conviver e aprender com a diferença.
Ensine as crianças que estão à sua volta que o simples fato de estar numa cadeira de rodas ou ter expressões diferentes daquelas com as quais se costuma conviver, não faz de um PC um ser com o qual não é possível brincar, conversar, se relacionar.

7. Não infantilize as pessoas com paralisia cerebral.
Não se esqueça que na maioria das vezes a PC não acarreta comprometimento cognitivo.
Todos crescem, amadurecem, envelhecem. A pessoa com PC não se mantém criança indefinidamente. É comum ver pessoas mal informadas sobre a deficiência quase fazendo "bilu-tetéia" com homens e mulheres de 20, 30 ou 40 anos.

8. Não olhe alguém com PC como se fosse um ser exótico.
Estima-se que surjam de 30 mil a 40 mil novos casos de paralisia cerebral por ano no Brasil.
Então, eles não são raridade nem bicho de sete cabeças.

9. Não tenha medo de se aproximar de alguém com uma órtese (aparelho ortopédico, bengalinha, etc.).
Algumas pessoas com PC usam aparelhos para corrigir posturas, evitar deformidades e melhorar funções.
Esses aparelhos não tornam seus usuários agressivos ou exóticos. Assim como algumas pessoas usam sapatos especiais, outras usam cadeira de rodas, umas usam próteses e outras usam órteses.
Não mexa em seus aparelhos sem pedir autorização, mesmo das crianças! Se estiver curioso, converse com a pessoa.

10. Sempre vale o bom senso: nada de piedade, mas condições iguais, companheirismo!
Normalmente, a pessoa com PC não precisa de tantos cuidados especiais. Aliás, a maioria precisa mesmo é de boas condições de acessibilidade.
Assim, não fique cheio de dedos em convidá-los para festas. PCs também fazem aniversário, vão ao cinema, viajam, estudam, namoram, compram e fazem tudo o mais que todo mundo faz.

descobri este mimo AQUI.
Acho que vou imprimir e distribuir a algumas pessoas!
*

7 comentários:

Piquenina disse...

LOL
fazes bem

Mina disse...

Estas técnicas, utilizam-se em qualquer tipo de deficiência, sensibilidade e bom senso são essenciais...
Bjocas

Anónimo disse...

Mãe Sisa: não resisti, e este tenho mesmo que comentar ( a propósito da clausúla 5 ) ! Sou mãe de um menino com PC, e resolvi aos 20 meses de vida do meu filho ,usufruir da licença especial parental para apoio ao doente crónico ou seja ...fui para casa... !( não há patrão nenhum que queira uma empregada que sai 11 horas por semana para levar o filho as diversas terapias).Isto passou-se em Novembro de 2009 e no final de janeiro de 2010 chegou carta da Segurança Social com processo INDEFERIDO. Como é evidente fui contestar o indeferimento ( fez-se luz nas nossas vidas , pois alguem achou que o meu filho nao tem PC), com toda a papelada do meu filho na mão ( e não é ela assim tão pouca),e pedi audiencia com a chefe do respectivo serviço que indeferiu o processo . De forma rápida e eficaz foi marcada a dita reunião e eis que quando lhe pergunto PORQUE ??, ela me respondeu que efectivamente eu tinha razão ..." MAS É QUE NÃO SE NOTA, NEM PARECE "..( se calhar a sra. queria que se notasse !!!); e lá me resolveu o problema ( e está esta senhora no apoio á doença crónica ...)
Acho que vou fazer como a Mãe Sisa ... vou tirar umas cópias e entregar POR AÍ...
Beijinhos e CORAGEM
(sou seguidora do seu blog e desejo do fundo do coraçao as maiores felicidades do mundo para o seu menino.)

Mãe Sisa disse...

Piquenina,
deves saber algumas das pessoas a quem me dá vontade de distribuir, não é?!?

Mina,
Tem toda a razão! Independentemente do tipo de deficência, sensibilidade e bom senso são essenciais. Antes de tudo eles são pessoas e merecem respeito acima de tudo.

Anónimo,
Ainda bem que não resistiu (espero que comente sempre!). As senhoras da Segurança Social precisam de estagiar na empresa que me emprega (apesar de eu estar na sua situação!), para aprenderem a trabalhar como deve ser!
Acho que publicarei este seu comentário como post (para outras verem que não são as únicas).
Beijinho e volte sempre

Maria disse...

MÃE SISA,
ESTA INFORMAÇÃO ESTÁ UM ESPECTÁCULO.

ELA ATÉ DEVIA SER ENTREGUE A ALGUMAS PROFESSORAS QUE CONHEÇO E QUE AINDA POR CIMA SE DIZEM DO ENSINO ESPECIAL...HAHAHAHAH...

.))DOCE CARINHO E TENHAM UM BOM FIM DE SEMANA

Prima Ana disse...

Falo-lhe com o coração na boca e no olhar tento transmitir-lhe todo o amor que sinto por ele é assim que a minha sensibilidade e intuição se relaciona com o meu amorzinho; Pessoas mal formadas até nestas "aréas" haverá sempre mas seria mais simples se todos prestassem mais atenção aos outros.. bastava 1 pouco de atenção..Beijo grande Prima Ana

Xu disse...

DEFINITIVAMENTE VOU IMPRIMIR, HA UMAS PESSOAS QUE EU GOSTAVA QUE LESSEM ISTO!

Bestial