sábado, 27 de fevereiro de 2010

Aventuras na Segurança Social portuguesa



«Mãe Sisa: não resisti, e este tenho mesmo que comentar (a propósito da clausúla 5) ! Sou mãe de um menino com PC, e resolvi aos 20 meses de vida do meu filho ,usufruir da licença especial parental para apoio ao doente crónico ou seja ...fui para casa... ! (não há patrão nenhum que queira uma empregada que sai 11 horas por semana para levar o filho as diversas terapias). Isto passou-se em Novembro de 2009 e no final de janeiro de 2010 chegou carta da Segurança Social com processo INDEFERIDO. Como é evidente fui contestar o indeferimento (fez-se luz nas nossas vidas , pois alguem achou que o meu filho nao tem PC), com toda a papelada do meu filho na mão (e não é ela assim tão pouca),e pedi audiencia com a chefe do respectivo serviço que indeferiu o processo . De forma rápida e eficaz foi marcada a dita reunião e eis que quando lhe pergunto PORQUE ??, ela me respondeu que efectivamente eu tinha razão ..." MAS É QUE NÃO SE NOTA, NEM PARECE "..(se calhar a sra. queria que se notasse !!!); e lá me resolveu o problema (e está esta senhora no apoio á doença crónica ...)
Acho que vou fazer como a Mãe Sisa ... vou tirar umas cópias e entregar POR AÍ...»
*
Este comentário foi aqui deixado por uma outra mãe de um menino com PC, que decidiu partilhar este episódio depois de ler este post.
Acho que não deve haver uma mãe/pai que não tenha episódios semelhantes com a Segurança Social!
*
Eu própria já tive dezenas, nestes últimos 5 anos: desde não aceitarem dar entrada a pedidos de ajudas técnicas porque já não havia dinheiro (no último ano responderam-me isto ANTES do orçamento de estado ser aprovado!)...
A última foi terem "perdido" os impressos que eu entreguei em mãos no próprio edifício da Avª Afonso Costa (Areeiro) em Novembro passado. Pelo menos foi o que responderam quando questionadas acerca do atraso na resposta ao meu pedido. Passados 2 meses surgiram na minha caixa do correio os impressos (preenchidos por mim e com carimbo de entrada datado de Novembro), mas faltavam os anexos que foram entregues simultaneamente: a minha última baixa médica e a informação clínica do João feita pela médica, devidamente autenticada pelo Centro que o acompanha. Curioso: estavam lá os buraquinhos do agrafe que anexava estes documentos aos impressos! Ou seja: entre o rés-do-chão e o 6º andar (ou 4º!) -e em 2 meses - perderam-se APENAS os anexos... Devem ter caído no elevador!
Enfim... Obviamente que tive que pedir nova informação clínica à médica do João (mais um "atrasozito") e quando fui entregar tudo foi outro filme!...
*
Mais uma curiosidade:
Para apresentar a prescrição médica de qualquer produto de apoio (anteriormente designando como ajuda técnica) é necessário marcar uma entrevista com a assistente social (AS) da área de residência.
Para marcarmos entrevista com a AS da nossa área temos que telefonar ao dia 15 de cada mês, às 9h00. É o único dia/horário para efectuar a marcação de entrevista!
[para uma cidade com cerca de 90.000 habitantes, sendo a 4ª maior cidade da área metropolitana de Lisboa...]
Eu liguei no último dia 15 - era véspera de Carnaval - ninguém me atendeu. Será que tiveram direito a ponte?!? Já enviei um mail para o CDSSL. Estou à espera da resposta...
*

5 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas que trabalham na segurança social deveriam ser excepcionalmente tolerantes, amigáveis e disponiveis, dado que têm de lidar com a doença, pobreza e desespero humanos. Pelo contrário, tenho a sensação de que escolhem as maiores bestas, imbecis e ignorantes para meterem ao balcão.

Às vezes tenho a sensação de que a solução seria despedir aquela gente toda e voltar a contratar, um a um, gente competente.


Telma

Xu disse...

OH K KARAL**

inpressionante!

Dina disse...

Olá, olá

É um sistema realmente complicado...

As dificuldades são tantas, tantos papeis, tantos horários, tantos serviços...

Será possivel que somos nós, os pais e as crianças que necessitam destes apoios e que têm direito a eles, que estamos errados?

Será que não nos basta o dia a dia cheio de consultas, de terapias, de dificuldade atrás de dificuldade?

Será que cada vez que queremos, que os nossos direitos sejam reconhecidos , que a lei seja aplicada, temos que passar por esta desgastante situação, que se torna uma verdadeira tortura quer fisica quer emocionalmente?

Tenho vontade de pensar e de dizer, que devem ter em cima da secretária uma lista com os nomes, que vão riscando, MENOS UM, à medida que os pais vão desistindo...

Beijinhos

Sofia disse...

FDX!!!
P*** QUE OS Pariu a todos.

ANABELA SILVA disse...

EU ENTÃO TENHO HISTORIAS QUE NEM VOS PASSA PELA CABEÇA COM 2 CRIANÇAS DEFICIENTES ,SE POUPASSEMOS EM PAPEL, ESTE PAIS NÃO ESTAVA ASSIM ,SÓ PEDEM PAPEIS E MAIS PAPEIS COMO SE NÃO BASTA-SE OS PROBLEMAS QUE TEMOS AINDA TEMOS DE TRATAR DE BUROCRAÇIAS DO NOSSO PAIS ,EU AXO QUE AS ASSISTENTES SOÇIAIS DEVERIAM SER PESSOAS QUE ESTIVESSEM EM CONTACTO COM ESTAS CRIANÇAS ,TALVEZ ELAS FICASSEM MAIS SIMPATICAS E COM CORAÇÃO ,PORQUE SÃO TÃO FRIAS QUE ATÉ TENHO PENA DELAS ,(não há verbas,acabou a verba é sempre a mesma converça )gostava de ver se fosse familiar delas ,arranjavam tudo !!!!É O QUE TEMOS ......