sábado, 20 de fevereiro de 2010

Fez ontem 5 anos

que o João foi ventilado pela primeira vez.
Não deixa de ser um aniversário... de uma primeira prova difícil e superada.
*
Uma aventura na ambulância (que ía virando connosco lá dentro, durante a tranferência para a UCI do HSM).
A primeira vez que coloquei a hipótese dele poder ficar com uma lesão cerebral (questão esta que muito estranhou os médicos que nos explicavam os procedimentos - porque foi a primeira coisa que perguntei). Nesta altura ainda não havia risco algum disto vir a acontecer... Os procedimentos foram atempados.
Esta ventilação durou 6 dias.
Lembro-me bem que a partir do 4º ou 5º dia o João começou a chuchar no tubo traqueal. Ele adorava a chucha! Mesmo a dormir conseguia descobrir a chucha com a sua própria mão e colocava-a na boca sem chegar a acordar. Um gesto tão simples que agora, mesmo que quisesse (visto que - obviamente! - já não usa chucha há muito tempo) não conseguiria fazer.
Aquela UCI não tinha os famosos cadeirões para os pais descansarem - tinham ido para estofar. Por isso tínhamos que dormir em cadeiras normais...
*
Aquele que é hoje o pediatra do João acompanhou-nos nesta primeira dolorosa experiência e enquanto nos explicavam os procedimentos e a dificuldade que tiveram em sedar o João de forma a conseguirem entubá-lo. Este médico contou-nos - na brincadeira - que chegou a dizer à enfermeira que se aquele bolus de midazolan não resultasse ela que trouxesse um taco de basebol para lhe dar uma marretada na cabeça... nunca vira uma criança a lutar tanto contra os sedativos como ele. O nosso filho.
*
O médico poderia ter-nos ofendido com aquele gracejo. Mas não. Este foi um dos motivos que nos levou à procura deste profissional para ser o novo pediatra do João, depois de adquirida a PC, a EPI e a BO (enfim, depois de sabermos que não seríamos mais pais de uma criança saudável, mas sim de um doente crónico). O bom-humor numa situação de crise. Os outros motivos foram a sinceridade, frontalidade e claro, a experiência como médico de Cuidados Intensivos.
*
Há cinco anos atrás começava uma nova vida para a nossa família.
*

7 comentários:

Piquenina disse...

estive lá nesse dia.
ninguém sabia como ia ser o futuro.
lembro-me como se fosse hoje.

e ainda hooje não sabemos como será o futuro.

ps escreves tão bem. devias escrever mais vezes.

Xu disse...

É um aniversário sim ... é um facto, é uma realidade e ... embora seja pena q asssim o seja é assim q o é.

Gosto muito de vcs, admiro-vos e tenho mtas saudades vossas.

Nesta altura começou tb as minhas noitedas para vos poder ver ... heheh ... nem q fosse so por um pedacinho. Mas gostava q me sentissem ali!

Beijos e abraços!

fénix renascida disse...

Aproveito para falar de três petições que eu tenho online:

Uma primeira pela salvaquarda dos direitos naturais de uma mãe (porque hão-de as outras progenitoras, das restantes espécies, ter direito a ter sempre junto de si as crias e as mães humanas não?! Será que é só um direito natural dessas espécies, mas não da nossa?!)

Está em:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N575

A segunda petição é pelos deficientes, cidadãos como nós... mas esquecidos, pois não têm acesso à maioria dos serviços públicos (são necessárias rampas, etc)

Está em:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N134

Tenho uma terceira, a pedir que o Estado Português apoie financeiramente -e não só- as mães que decidam (quantas não o desejam!!!) acompanhar em casa os primeiros anos dos seus filhos.
Está em http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1300

Um abraço:)

Mina disse...

Mãe Sisa
Cinco anos de luta, vencida...
Que Deus vos continue a dar forças, para continuar...
Bjos

Anónimo disse...

Um beijinho grande.
xanasofia

Prima Ana disse...

5 Anos... uma etapa.. Que Deus vos ilumine sempre em todos os momentos principalmente nos que nos parecem mais dificeis para que vos dê coragem e 1 sorriso para brilhar... Desejo-vos tanto.. sobretudo paz e saúde... será uma CONQUISTA. Beijo grande

Dina disse...

Olá, olá

Que Deus vos acompanhe, nesta jornada dificil e continue a proteger o João Manuel, acredito que as vitórias já conseguidas têm um significado!

O João vai conseguir, vocês vão conseguir!!!

Beijinhos