terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Asas de Ferro" - Repórter TVI


São quase sempre associados a doentes mentais, intelectualmente incapazes de fazerem uma vida normal.

Quantas vezes já não nos cruzamos com alguém numa cadeira de rodas e pensámos imediatamente num deficiente mental? A verdade é que a paralisia cerebral pode significar apenas um problema motor, cujos sintomas podem variar desde uma leve contracção até uma deformidade severa.

Há casos de doentes com paralisia cerebral que conseguiram tirar cursos superiores, com médias verdadeiramente surpreendentes, mas que depois esbarram com todos os problemas ligados à deficiência em Portugal: falamos da falta oportunidade de emprego, os apoios sempre insuficientes por parte do estado, a discriminação e ainda e sempre o olhar indiferente dos outros.

O Governo fala num investimento nunca visto no nosso país: cerca de 80 milhões de euros para serem aplicados numa área, que é pouco dizer, tem sido negligenciada ao longo dos anos.

O caminho a percorrer ainda é longo, muito longo.... Esta reportagem foi encontrar velhos abandonados, à espera de um fim de vida com dignidade, adultos que cresceram atrofiados em cadeiras feitas à medida de uma criança. Quem tem dinheiro, consegue ainda pensar num futuro, quem não tem, resta a essas famílias imaginar o que poderia ter sido feito.

"Asas de Ferro", é uma reportagem Ana Leal, com imagem de Júlio Barulho e montagem de Miguel Freitas, que fala da angústia de todas essas famílias, mas também da força e da coragem de quem, apesar de tudo, não quer desistir.

TVI, Televisão independente
http://www.tvi.iol.pt/

*

Esta reportagem foi emitida esta noite, depois do Jornal Nacional.

Além das pessoas com Paralisia Cerebral e familiares, foram também entrevistados profissionais que trabalham em prol da melhoria de vida destas pessoas. Uma das entrevistadas é uma pessoa que muito admiro (dado o seu empenho e frontalidade - fazem falta MUITAS pessoas como ela!). Deixo-vos um repto: depois de visualizarem a reportagem tentem adivinhar quem é esta que acabo de mencionar...

Outro desafio que aqui vos lanço (mais uma vez):

tornem-se sócios da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa!

Não dói nada e não custa (quase) nada...

Basta preencher a ficha de inscrição (pagar e) enviar para a morada

Avenida Rainha Dona Amélia - Lumiar - 1600-676 Lisboa

Fax: 217568978

Downolad da Ficha de inscrição APCL

3 comentários:

Raquel disse...

Foi à procura do vídeo desta reportagem (que ainda não tive oportunidade de assistir) que descobri este blog.
Frequento o curso de reabilitação psicomotora e achei muito interessante e importante a lista de sites: blogs, associações entre outros que aqui dispõem.
Deixo mais alguns que poderão ser úteis.

www.acessibilidade.net
www.appsicomotricidade.org

Cumprimentos para o Principezinho e familia =)

Piquenina disse...

que maravilha: "se fossem à espera de um milagre iam a Fátima que é mais perto".

sabes, obviamente, porque gostei.
confesso, porém, que foi um desfiar de lágrimas do ínicio ao fim.

e no fim que vontade de ir busca a Manuela para ela deixar de ver o mundo da janela e passar a vê-lo também na rua.

Xu disse...

Realmente tenho vontade de tirar a Manuela de casa nem que seja apenas por umas horas. Deve ser absurdo viver confinado a um espaço quando tudo o q queremos esta fora do lugar que nos prende.
Mais um bom exemplo de reportagem sobre este tema.
Espero que quem realmente tem de ver estas reportagens a veja ... realmente espero q sim
Nao decorei o nome mas penso q a pessoa que falas é a senhora respingona da associaçao de paralisia cerebral ... heheh ... gostei dela!