quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Terça-feira, 15 de Setembro

Hoje foi dia de reunião com a educadora da sala JI e com a docente do ensino especial destacada.
Não me vou alongar a descrever a reunião pois decorreu normalmente: foram falados os assuntos normais destas primeiras reuniões e outros tantos serão falados quando surgirem outras oportunidades ou necessidades.

Informaram-nos que a auxiliar contratada para o acompanhar ainda não entrou a serviço, mas deve apresentar-se amanhã. Considero isto, entre outras coisas que vou sabendo, um bom sinal do empenho da direcção deste agrupamento de escolas...

Tão habituada que estou a que tudo corra mal e devagar... a que este tipo de situações só se resolva ou só "entre nos eixos" em Novembro...

Espero que consigam, efectivamente, ser um bom exemplo de Escola Inclusiva!

Perspectivei o início deste ano lectivo muito mais burocrático e moroso... inadequado às necessidades reais das crianças com NEE (enfim, talvez à semelhança dos programas de Intervenção Precoce que me têm sido dados a conhecer nestes últimos anos - que na realidade de precoce têm muito pouco!...). Ainda bem que por enquanto me enganei e fui surpreendida pela positiva!

É certo que o Principezinho não poderá frequentar o JI como nós gostaríamos ou até como ele precisaria (sim, porque bem precisa de rotinas e convívio com muitos meninos da idade dele!), mas é muito bom "sentir" a (boa) vontade das profissionais. Senti uma pontinha de desilusão ao saberem do horário semanal preenchido que ele tem agendado, deixando assim pouco tempo para trabalharem com ele em ambiente de jardim de infância.

Eu própria tenho pena que assim seja... Afinal de contas muito ansiei pela entrada na escolinha - como qualquer Mãe, penso eu! Hoje em dia, os meus anseios são bem diferentes...

Por outro lado, DEUS QUEIRA, que ele faça muito bom proveito do que está planeado para ele, semanalmente. Que tenha Saúde para o aproveitar!

Termino por hoje a contar que, como a reunião já estava a prolongar-se um pouco (e para o JM devia parecer interminável!) a educadora L. lembrou-se de o levar a conhecer o parque infantil...

Se ele já estava a fazer-lhe "olhinhos" durante a reunião, com aquilo é que o conquistou definitivamente!

Um pouco mais tarde, à saída da escola, quando o tirei da cadeira de rodas para o sentar na cadeira do automóvel, começou a fazer beicinho e a olhar para trás (para a escola)...
«- Não queres ir embora, filho?
- Não
- Queres voltar para a tua nova escola?
- Sim!»

E esta, hein?
Quero ver... quando for para frequentar mesmo...
*

11 comentários:

Xu disse...

É UM SINAL DE QUE TUDO VAI CORRER BEM.

Ainda bem q é assim ... ainda bem ... uma nova boa noticia, pelo menos eu axo!

A menina das bolinhas disse...

Que doce... É muito bom sinal que ele tenha ficado com vontade de voltar para a escola, é sinal de que o que lá há lhe chama à atenção e lhe interessa. Quanto ao resto, espero sinceramente (e a figas para que aconteça) que tudo corra ainda melhor daqui para a frente.
Beijinhos e tudo de bom

Catarina Moreira disse...

Esta vai ser com certeza uma nova etapa com muitas alegrias...

Grilinha disse...

Que bom ele gostar do espaço logo de caras. Nem sempre acontece.
Isso é um bom índicio.

Vamos ver se quando o JP for para o público (para o ano) teremos tanta sorte...

Beijinhos

Terra Mãe disse...

É óptimo!

Maria disse...

Que bom o Principezinho ter gostado da escola, assim a mamã não fica com o coração apertadinho.


:)) Doce Abracinho

M.M.G.

Piquenina disse...

i mai nada!

CláudiaMG disse...

Olá Mãe Sisa

Fico muito contente por vocês estarem a ter tão boas notícias. É de louvar o facto da preocupação desse agrupamento em dotar a escola onde está o principezinho de todass as condições obrigatórias para que ele possa frequentar o jardim de infância e aproveitar ao máximo.
Aguardemos agora pelo começo da Escoolinha, mas aposto que ele vai adorar.

Beijinhos grandes

Mina disse...

Bom prenúncio, essa empatia com o novo JI.
Que as condições de saúde ajudem o Principezinho a aproveitar a escolinha e os amigos que irá fazer...
bjocas

Nala disse...

Nem sempre tudo corre mal. Há sempre alguém, há sempre um lugar que cuidam dos nossos meninos de uma forma especial, como eles merecem e lutam a par com os pais.
São estas pessoas que nos podem ajudar numa luta muito inglória, por vezes, mas gratificante num ou outro momento.
Beijinhos e um execelente ano Principezinho

Dina disse...

Olá, olá

Já é tempo de as coisas serem planeadas e começarem a correr dentro desses planos, sem que seja necessária a nossa intervenção.

Ficamos muito felizes, pelo João Manuel e por vós, pais e desejamos que este Inverno seja mais ameno e colabora para que possam cumprir os vossos planos e proporcionar uma boa integração.

Muitos beijinhos