quarta-feira, 22 de julho de 2009

Situação actual das" Tampas & Tampinhas"


Uma amiga de longa data lembrou-me que seria bom referir aqui como é que está a correr a recolha das tampas, porque muitas pessoas, à medida que vão entregando os sacos ou os garrafões cheios de tampas ou às vezes, até mesmo meia dúzia de tampas (são todas importantes!), perguntam como está a correr esta espécie de campanha.
*
Mas antes disto não posso deixar de referir algumas situações que iluminam qualquer dia cinzento: a nossa amiga Xanax e os pais da Madrinha-mais-fabulosa-de-qualquer-planeta (conhecida nestas - e noutras - andanças por Piquenina) dão-se ao trabalho de apanhar tampas do chão! O pai desta amiga (Jô) veio da Madeira trazendo tampas no avião! A tia Céu corre a vila de Sintra e arredores a pedir a toda a gente que encontra para juntar tampas... e depois vai buscá-las (a pé!), leva-as para casa e só depois para a garagem do avô Manel! A MicroDeusa e o Pipo (amigos do Principezinho) apanham tampas em qualquer lado, chegando a ir à mesa de pessoas desconhecidas (em cafés, restaurantes, etc) tirar-lhes as tampas e dizerem: "é para o meu amigo João"!
*
E depois há ainda escolas, ATL's, Instituto Superior P., Univ.Porto, Centros Comerciais da área de residência, pais e funcionários do JI onde o Principezinho andou, a PT, os Escoteiros, alguns elementos da GNR, a Altitude, o ITG, um Lar de Idosos, a DS e ainda todas as pessoas que eu aqui não referi e que nos têm contactado para ajudar neste sentido (a mim, à tia Sol, à Madrinha ou ao Avô Bito).
Como já mencionei anteriormente: algumas destas pessoas eram completamente desconhecidas para nós e têm-se mostrado tão empenhadas e dedicadas como nós mesmos!
*
OBRIGADA!
*
Sinceramente, ainda não sei o peso certo das tampas que já entregámos.
A primeira remessa foi entregue no Linhó (22 sacos de 1oo lts) e serviram para uma outra causa: para ajudar a acabar a campanha que estava em curso para aquisição de cadeiras de transporte de praia para deficientes, da CERCICA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Concelho de Cascais). Estas tampas foram juntas antes de lançarmos esta campanha na blogosfera e decidimos contribuir para o projecto da CERCICA porque compreendemos a necessidade de outros como nós e quanto mais depressa acabasse a campanha para a CERCICA, mais depressa começaria a nossa!
*
Depois entregámos de uma só vez 18 sacos (e sempre que aqui falar em sacos, refiro-me a sacos de 100 lts cheios de tampas, porque mesmo que nos entreguem as tampas em sacos das compras ou garrafões, estas são transferidas para sacos de 100 lts antes de serem entregues, para facilitar o trabalho dos voluntários que depois fazem o resto...). E depois disto já foram entregues outros tantos que eu não sei as quantidades porque não passaram por nós.

Ambos os sítios onde entregamos as tampas pertencem a pessoas ligadas ao mesmo clube (prestadores de serviços que emprestam o seu tempo e talentos em consonância com a máxima "Dar de Si Antes de Pensar em Si"), que disponibilizam o espaço e o trabalho de voluntariado de ensacar (em sacos de transporte para paletes), pesar e transportar.

Neste momento já temos (espalhados por garagens de familiares e amigos) cerca de 20 sacos para levar aos locais de recolha. E ainda hoje iremos recolher tampas que estão a ocupar a bagageira do jipe da V. No fim de semana esperamos mais uma "bagageira" e sei que há uma carrinha parcialmente ocupada por tampas - cuja entrega também temos que combinar (preferencialmente antes do N. ir de férias, não é P.?).
*
Por tudo isto, acho que a campanha está a correr bem!

Há muitas (e boas!) pessoas empenhadas, que aplicam a sua disponibilidade (de tempo ou de espaço) para que consigamos atingir o nosso objectivo.

Depois de assistirmos a tamanha movimentação, só podemos ficar muito gratos!
*
Alguns exemplos do movimento "passa-a-palavra-e-dá-cá-a-tampa":

11 comentários:

Prima Ana disse...

É Verdade a movimentação tem sido muita e impressionante, há pessoas que nem eu conheço que são amigas de amigas... e que se juntaram a nós e TODAS são importantes pq é COM TODOS que chegamos lá concerteza!! Acho que fizeste muito bem ir actualizando a situação da "campanha" pq já há mts pessoas a ler o blog para acompanharem a evolução do nosso JM e da aquisição da cadeira.. Tb ouvimos falar que se pode entregar rolhas de cortiça e aqueles selos que vêem nos maços de tabaco mas não sabemos onde, se alguém souber digam pq tb já nos deram sacos....
Um beijo grande p vocês e da minha parte e da mh mãe ( tia céu ) um grande obrigado a todos os que nos estão a ajudar!!!Prima Ana

Mi disse...

fico muito muito contente por ver que tanta gente junta tampinhas! Afinal de contas, não custa nada e pode ajudar, e muito!
também eu dou por mim a sentar-me para almoçar num qualquer centro comercial e a "rapinar" as tampinhas que outros deixaram... :)

beijinhos

Alice disse...

Olá Principezinho:

Sou amiga da tua tia Sol(tens uma tia que é um espetáculo e que te ADORA, tu sabes melhor que eu)por aquilo que ela conta toda a tua família é especial! Espero que estejas melhor (que susto pregaste à tua mãmã!). Uma beijoca MUITo grande para ti e a tua cadeira vai chegar rápido não te preocupes!
Alice

Anónimo disse...

Olá, olá

Nós continuamos a juntar, temos pouco mais de 2 garrafões, em Setembro gostava de vos entregar.~

Depois combinamos.

Beijinhos e muita força

Dina

MICRO DEUSA disse...

Eu tenho feito o que posso e não passa por mim nenhuma tampa que eu não guarde para o meu amigo João.
Prometo que em breve vou colocar no meu blogue também sobre este assunto.
Fiquei muito feliz com tanta tampa!

Tanita disse...

Olá João,

Apenas há 2 dias te conheci e já sou tua fã.
Estou a juntar todas as tampas que consigo e pedi a todos os amigos para o fazerem também.
Divulguei o teu pedido no meu blog.
Vamos todos ajudar-te e torcer por ti.
Um grande beijo!

CláudiaMG disse...

Olá mãe Sisa

Ainda bem que conseguiram mobilizar meio mundo para ajudar o João. É fantástico perceber como as pessoas aderem a este tipo de causas e só nos resta pensar que afinal ainda existem muito boas pessoas neste mundo.

Eu aqui no meu trabalho tenho estado a recolher tampas também, "obrigo" todo o pessoal a contribuir, a trazer de casa, o que quiserem, já lá tenho 2 garrafões cheios em casa e depois só preciso de saber onde os poderei levar.

Beijinhos e esperemos que as pessoas continuem a ajudar.

Catarina Moreira disse...

Só um comentário às tampas...
esta coisa das garrafas de água, agora, terem metade do tamanho...
irrrrrrrrita-me!!!
Além de ser mais difícil de as abrir, obrigam-nos a juntar ainda mais tampas!

Maria disse...

Olha Principezinho, estou tentando juntar as tampinhas, ainda não enchi 2 garrafões,depois junto aos da minha filha, e ela trata de entregá-los (È a mãe do Baunilha um menino muito amado como tu, nós todos cá por casa também te amamos e torcemos por todos vós!)

:) Doce carinho.
M.M.G.

Vanessa disse...

Olá, boa tarde! Desde já queria elogiar o blog, é de blogues semelhantes a estes, que nos fazem ver a vida de que necessitámos!
Espero que o João esteja melhor e a recuperar...
Resolvi comentar pois já à algum tempo que ando a tentar investigar onde se pode entregar tampinhas (sim, eu não deito uma garrafa de água, sumo, etc. sem lhe retirar antecipadamente a tampa!). Neste momento tenho um garrafão e meio com tampas... já dei um a uma tia minha para dar a uma escola, mas agora queria dar eu, visto que são necessárias. Agradecia que me dissesse como e onde é que poderei entregar as tampas.
Desde já,
cumprimentos e as melhoras para o João! Um beijinho especial para ele.

Mãe Sisa disse...

Olá Vanessa
Obrigada...
Eszpero que tenha reparado que este texto das tampas já é de 2009! Por isso, graças a Deus, neste momento não estamos a juntar tampas para o meu filho. De qualquer forma há algumas instituições que juntam e algumas que até fazem recolha. Escreva-me para o mail principezinho11@gmail.com para eu tentar encaminhá-la melhor.
Beijinho