sexta-feira, 26 de junho de 2009

Até onde poderei sonhar

Para ver no próximo Domingo:
*
Grande Reportagem SIC
(a seguir ao Jornal da Noite)
«Até onde poderei Sonhar»
de Mário Augusto
e Rita

*

Reportagem sobre Paralisia Cerebral


«Três Ritas e uma Fernanda, com diferentes níveis de paralisia cerebral, são as protagonistas de ‘Até Onde Poderei Sonhar’, peça do jornalista Mário Augusto, que a SIC transmite domingo, às 21h00.

*
Uma das Ritas tem nove anos, é filha de Mário Augusto e é ela quem inicia e finaliza a reportagem. Rita sonha ser fisioterapeuta ou jornalista como o pai.

*
"Há um grande desconhecimento sobre a doença, que não escolhe idades nem estratos sociais. A paralisia cerebral é um azar no momento mais feliz da vida, o do nascimento, porque, por algum motivo, o cérebro não é devidamente oxigenado", explica Mário Augusto.

*
Numa reportagem de 30 minutos, Mário Augusto apresenta quatro histórias de vida e de coragem. Uma das narrativas fala de Fernanda, uma mulher de 37 anos que, apesar da gravidade da doença, é engenheira informática, conduz e concretizou o sonho de ser mãe.»

"Não há PRECONCEITO que impeça sorrir"

8 comentários:

Piquenina disse...

não vou poder ver...
:(

Prima Ana disse...

Já sabia, não vou perder;
Beijo grande para vocês

Pintinhas disse...

Olá o meu nome é Joana ,mas no mundo virtual dos blogs sou mais conhecida por Pintinhas. Tive conhecimento do João através dos acolchoados de amor. Apenas soube deste forum há alguns dias e quiz logo participar uma vez que uma das minhas paixões é bordar, vim aqui ao seu blog para informar que estive a fazer um bloquinho para o João , e como costumo postar todos os meus trabalhos no meu blog achei que não devia excluir o bordado que fiz para o vosso menino . Tomei a liberdade de linkar o vosso blog ao nome do menino espero que não se importem mas se por acaso não gostarem agradeço que me digam. Um doce beijo.

Mina disse...

Mãe Sisa
O Sonho comanda a vida( António Gedeão)
E posso-lhe referir que também passou no meu caminho um caso de autonomia de uma pessoa com parelesia cerebral.
Nunca o referi, mas posso-lhe dizer que foi educadora de infância da minha filha, que também realizou o sonho de ser mãe, conduzia, tinha uma vida, "normal" dentro das suas poucas limitações, que ela superava com empenho.
Mas não direi que foi um sucesso, porque teve os seus entraves, foi colocada ao abrigo dos artigos que protegem os deficientes, mas assim que acabaram os subsídios foi demitida,e também não era muito bem aceite por alguns pais...
A mim deu-me um exemplo de que é possível, e espero que tenha conseguido concretizar o sonho dela, que era abrir o seu próprio infantário.
Como vê é sempre possível sonhar e até concretizar...
Bjocas

Xu disse...

30 min pa ten tar falar de td? Uau ... so pela tentativa dessa proeza vou fazer de td pa ver.
Para além disso axo q sera uma boa oportunidade de ver como outras pessoas vivem akilo q tu voves diariamente.
Beijokas enooooooooooooormes!

Xu disse...

Acabou de dar a reportagem e fiz de td pa n a perder.
Realmente é fantastico o q algumas pessoas com paralisia cerebral podem e conseguem fazer contrariando alguns pensamentos mais pessimistas.
Sei q o JM é um lutador e espero que um dia ele possa fazer parte duma destas reportagens onde ele é o portagonista e vencedor.
Claro q me emocionei um poko com algumas coisas e revoltei com o eterno problema da falta de ajudas tecnicas ... q coisa!
Beijokas

GR disse...

O jornalista Mário Augusto já nos habituou a um trabalho sério, coerente e inovador. Contudo, ultrapassou a minha expectativa.
A pessoa portadora de deficiência é apresentada com toda a dignidade, trabalhadora para um futuro com melhor qualidade, com respeito que todos os cidadãos merecem, como verdadeiras lutadoras que são. É também uma homenagem às grandes lutadoras, “sofredoras silenciosas” com um sorriso nos lábios, com toda a coragem e determinadas enfrentam diariamente as adversidades de muitos que não querem ver a realidade. “ELAS” não desistem.
Uma digna e merecedora homenagem à MÃE.
Um magnífico documentário, onde até a música foi magnificamente escolhida.
Às RITAS,
Muito obrigada e Parabéns.

GR

Prima Ana disse...

Para mim a reportagem foi 5 estrelas, penso que apesar de se poder falar mais outros tantos minutos sobre o assunto os pontos essenciais se calhar foram tocados, mas qt a isso só a mãe sisa para o saber avaliar melhor. Retirei o Amor incondicional das MAES/PAIS que é excepcional e a força de cada uma destas pessoas que com limitações maiores ou menores são verdadeiras fontes de inspiração para nós, verdadeiros lutadores e consequentemente VENCEDORES!!Acredito que o nosso Principe ao longo da sua vida vai conquistar muitas etapas, que surpreenderá muitas pessoas com as suas grandes capacidades que tocará outros tantos com a sua sensibilidade e que outros ainda rir-se-ão com a sua contagiante alegria; Nunca o vi de outra forma que não fosse como um VENCEDOR!!!!
Beijo com muita admiração e orgulho:)))) Prima Ana