domingo, 28 de junho de 2009

Na estante da Mãe Sisa (1)

Decidi inaugurar uma nova rubrica neste espaço familiar... porque afinal de contas, não é só o "Cucu" (também conhecido por Principezinho) que gosta de livros. A Mãe Sisa também gosta. E muito! E não é só de romance, ficção, ou livros técnicos... Também gosto de livros com "bonecos", por isso decidi partilhar alguns com quem me lê.
*
O primeiro que aqui partilho intitula-se "Quando a Mãe Grita"

*

«Ao observarmos este pequeno álbum ilustrado, percebemos que os pequenos pinguins sentem exactamente o que sentem as nossas crianças. Um diz, a mãe do nosso pinguim zangou-se: perdeu a paciência e deu um grito! O pequeno pinguim ficou desfeito. A cabeça voou até ao espaço, o seu corpo foi pousar sobre as ondas do mar, as asas desaparecem no meio da selva, o bico anda perdido no meio dos montes e a cauda (imagine-se!) foi parar a uma grande cidade, no meio do trânsito. Primeiro, as suas patas ficaram paralisadas, mas, depois, começaram a correr, até que chegaram ao deserto; aí, pararam para descansar. E porquê no deserto? Porque surgiu uma refrescante sombra... Era a mãe do pequeno pinguim, que, depois de ter gritado, fora ao encontro de cada pedaço do filho e, com paciência, linha e agulha, já tinha unido quase todos, faltando só as patas. "Desculpa...", disse ela, abraçando o filho e levando-o consigo. »

Através da sua magnífica ilustração (tão suave e expressiva), Jutta Bauer não poderia ter encontrado melhor maneira de dizer esta palavras tão simples, "desculpa", no momento certo. Com este livro, os filhos aprendem o quanto os pais os amam (mesmo quando perdem a paciência); e também os pais aprendem algo de importante: pedir desculpa e abraçar um filho não é um sinal de fraqueza, mas antes um sinal de amor.
*

Título: Quando a Mãe Grita

Autoria: Jutta Bauer

Editora: Ana Paula Faria - Editora

GATAfunho

5 comentários:

Nala disse...

Espero, em breve poderes colocar aqui o meu livro.
Vou editar um livro, inspirado na minha menina, que fala do ser diferente, da separação, mas de uma forma metafórica, porque afinal é um livro infantil, embora tenha uma parte dedicada aos pais.

Xu disse...

E eu q o faço algumas vezes .... abraço-a para que me perdoe a minha falta de paciencia e sussurro-lhe ao ouvido: eu amo-te filha, vou gostar seeeeeeempre de ti!

Piquenina disse...

acho esse livro uma pequena delícia
bjinhos e parabéns pela inauguração

Mãe Sisa disse...

Nala,
é só avisares quando o teu livro for publicado para o comprar! Parabéns pela iniciativa.

Xu,
é natural que as mães e os pais se zanguem com os filhos de vez em quando...e ralhem... e gritem. O segredo está em assumir quando se exagera e ter a capacidade de pedir desculpa quando devem! Eles (filhos) sabem quando merecem ou não um "ralhete" e quando precisam de ouvir "desculpa"!
Depois (talvez o mais difícil) é contrariar esta tendência...`

Piquenina,
Eu sabia que ías gostar!

Terra Mãe disse...

Já lemos/ vimos esse livro a algum tempo. Está na altura de o voltar a ver - boa ideia!