sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Hoje é Dia NÃO!

Hoje é dia NÃO para o Principezinho.
Definitivamente NÃO!
*
De manhã fomos ao Centro de Paralisia Cerebral de Lisboa, à UTAAC, para uma espécie de reunião com a educadora e a terapeuta ocupacional dele... Eu pensava que era para avaliar uma nova cadeira de posicionamento (para ele "trabalhar"). Pois, pensava eu. Não era.
Afinal a ideia era nós (pais) e a terapeuta vermos como é que ele está a trabalhar actualmente, e percebermos em conjunto o que é prioritário para ele em termos de ajudas técnicas/tecnologias de apoio (cadeira de posicionamento, braço articulado, etc).

Mas nem isto conseguimos fazer porque o menino JM portou-se muito mal! Com uma birra como eu já não via há algum tempo... e sem perceber o porquê daquela reacção.
*
Apesar dele utilizar o manípulo com a cabeça há já alguns meses, hoje ele DECIDIU que não tolerava o manípulo desta forma! A pouca participação nas actividades teve que utilizar a mão.

Esteve constantemente a olhar para a porta (que é a sua forma de pedir para se ir embora).
Claro está que, com tanta birra, aumentaram os movimentos involuntários, logo não foi nada eficaz esta utilização do manípulo com a mão.
Não valia pena insistir.
*
Só depois de ser tirado da cadeira é que ficou mais calmo.
Enquanto trocámos ideias ele quis andar de um lado para o outro, a ir ter com uma e com outra, pedindo desculpa individualmente...
Ele lá sabe que não se deve "guardar rancor" e que as coisas devem ficar resolvidas a bem!
*
Quando chegámos a casa não quis almoçar. O pai adormeceu-o.
Apesar desta sesta ter sido muito curta, quando acordou estava mais bem disposto e almoçou tudo. No entanto, quando fomos lavar a cara, começou com o choro outra vez. Pareceu-me que ainda estava com sono... mas não quis dormir. O tempo que esteve na cama, esteve sempre a "birrar" e agarrava-se às grades a tentar levantar-se. E eu a fingir que dormia... Às tantas rendi-me e levantei-o.
Nota-se que alguma coisa o incomoda, só ainda não percebi o quê!

O meu palpite e o meu receio é que esteja a "chocar" alguma outra vez...

*


5 comentários:

Dina disse...

Olá, olá

Há dias assim, o "Dia Mundial da Birra", cá por casa também acontece e realmente é desesperante, especialmente porque não entendemos.

Será que lhe doi os ouvidos, a barriga, tem fome, tem sono?

Tive uma noite assim, há bem pouco tempo e realmente o Afonsinho ficou doentinho.

Espero que não seja o caso do Jm e que tenha sido APENAS um dia NÃO.

Muitos beijinhos

Grilinha disse...

ai,ai...talvez não, talvez não...

Que seja uma reacção à mudança da rotina, ou outra coisa. A chocar alguma é que espero que não.

Um beijinho

Maria disse...

Estes meninos parece que esta semana resolveram dar uma no cravo, outra na ferradura,á dias assim, até nós se fossemos pequenos birrava-mos imenso,eu pessoalmente tenho dias assim como os compreendo,fisiot.,terapias ocop. intervenções prec.mais médicos etc...etc...é cansantivo mamãs. beij. e os desejos que o nosso Principezinho não esteja a chocar nada que seja só um máu dia!Beijocas a todos

Piquenina disse...

Eu cá tou sempre a fazer birras!
Entendo a angústia do não entender o que se passa.
"Engraçado" que tive uma sensação "estranha" ontem e pensei em vocês. Hum... isto de ser witchmother, às vezes parece que tem destas "coisas".
Na prevenção é que está o sucesso, por isso Cucu: XÔ BITCHUS! Xô!

Anónimo disse...

E porque não???? Todos nós temos dias não em que nos sentimos chateados, aborrecidos em que tudo nos corre mal e ás vezes nem sabemos bem porquê, não é? Ele tb tem..e como menino de personalidade forte vincou concerteza o seu estado de espirito.. acredito que seja só isso e que apesar de já ter passado alguns dias esteja tudo bem.. a desejada normalidade!!!! Beijosss Prima Ana