terça-feira, 4 de novembro de 2008

Acerca da CAA*


A Grilinha escreveu um post acerca da *Comunicação Aumentativa e Alternativa, que eu comentei e é este comentário que decidi aqui publicar para partilhar também convosco um exemplo das reacções do Principezinho relativamente a este tema:

«VIVA A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA e ALTERNATIVA!
O Principezinho é como o JP (como tu já sabes): adooora comunicar!
Sempre se expressou muito bem através do olhar e são raras as pessoas que não o percebem só assim, mas agora, à medida que vamos utilizando cada vez mais os símbolos SPC é uma alegria que só visto!

A última novidade é ter os símbolos (que fazem mais falta enquanto está deitado) colados na grade da cama dele:
1- "Tenho sede";
2- "Preciso de Oxigénio";
3- "Preciso mudar a fralda";
4- "Quero sair da cama".
E como ainda é novidade tenho que tirar os símbolos antes dele adormecer, porque senão quer é palrar, palrar, palrar... e ri-se p/ os símbolos que parece um tontinho!... depois volto o colocá-los no sítio para quando ele acorda poder logo comunicar qualquer coisa!
Ontem à noite esqueci-me disto. Hoje de manhã ele agarrou-se à grade, a olhar p/ mesinha de cabeceira como quem diz: "não me levanto enquanto não puseres aqui os meus símbolos..."

Também acho que a CAA é das melhores coisas para as crianças como os nossos filhos!

BEM-HAJA às pessoas que apostam forte neles!»

4 comentários:

Dina disse...

Olá, olá

Acabei de comentar o post da grilinha e deixei um desafio um post a falar sobre a comunicação aumentativa, o que é, em que instituições podemos encontrar...

Eu, por exemplo, sou completamente ignorante acerca do assunto.

Por acaso sei que há no Centro de Paralisia cerebral porque o Afonsinho foi lá seguido durante 6 meses mas, não sei mais nada.

Hoje já aprendi o que é comunicar através dos simbolos (desenhos).

Obrigada é bom partilhar e aprender nesta experiência de ser bloguista.

Muitos beijinhos

Dina

Maria disse...

Boa Principezinho, e parabéns para ti e mamã é bom ouvir boas notícias e desejo que estejas a recuperar bem. beij. Avó do Baunilha

CláudiaMG disse...

Olá "Mãe Sisa" eu estou com a "d", era muito interessante escreverem sobre este assunto, pois também eu sou completamente leiga neste assunto.
Acho muito interessante o tema e associei-o muito ao tipo de comunicação que é feita com as crianças autistas, não sei se é a mesma, mas é também feita por figuras.
E já agora uma pergunta, cada família poderá criar os seus simbolos consoante as suas necessidades, ou esses simbolos são iguais para todas as crianças para que possam comunicar entre si?

Bem, aguardamos então um post sobre o assunto....LOL

Sinceramente, eu acho é que nos devíamos reuniar e criar um Blogue / Portal com todas estas coisas, pois sempre que temos de pesquisar sobre algo está tudo muito disperso.
Já pensaram no quanto seria positivo existir um sitio que condensasse todas estas informações???

Já agora, espero que p principezinho esteja bem melhor e que já tenha mandando os bicharocos todos embora.

Beijinhos e as melhoras

Mãe Sisa disse...

D.,
Em relação às instituições onde se leccione especificamente CAA eu só sei mesmo do Centro de Paralisia Cerebral de Lisboa (UTAAC - Unidade de Técnicas Aumentativas e Alternativas de Comunicação).
Tenho percebido que, geralmente, são Terapeutas da Fala e/ou Ocupacionais que introduzem estas técnicas de comunicação... mas não sei muito mais.
Posso disponibilizar a informação do flyer que tenho acerca do assunto...

Cláudia,
Sim, este tipo de comunicação é a mesma utilizada pelas pessoas com autismo.
Aliás, há vários tipos de "signos"/métodos que podem ser utilizados como Comunicação Aumentativa e Alternativa. Neste caso o sistema de signos utilizado é o SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação).
Gosto da ideia de criar um "local" onde se pudesse condensar toda a informação útil para estes casos.
Blog deveria ser mais apropriado (só porque o portal teria que ser pago, provavelmente).
Acho que isto é também o principal objectivo do BIPP (Banco de Informação de Pais para Pais, cujo link está em "Reinos Úteis") e está para breve a abertura de Centros de Atendimento ao Público.
Mas se nos juntarmos... porque não?!?
O JM está a melhorar, obrigado!
Beijinhos