sexta-feira, 15 de maio de 2015

1 semana depois

Ainda estamos um bocado apreensivos em relação à colistina.
O João já aceita melhor fazer as nebulizações e até já as fez sozinho algumas vezes, apesar disto pede sempre para interromper 2 ou 3 vezes.
no outro dia pediu o caderno de comunicação e disse-nos que se o aerossol era mal-cheiroso e barulhento, que ele sentia tonturas e zangado!

Pelo menos, num dia que consegui que ele ficasse monitorizado o tempo todo da nebulização, momentos antes de me pedir a pausa, dessaturou aos 71% e fez uma bradicardia.
...
se calhar, até temos razão em continuarmos apreensivos!
...
Hoje fiquei furiosa porque fui informada que a partir de agora, nem o Centro de Saúde (Unidade de Cuidados à Comunidade) não fornecerá mais qualquer tipo de material  aos doentes crónicos.
No nosso caso, precisamos de compressas (para a manutenção da gastrostomia), seringas de 2cc, 5cc, 10cc (para a medicação diária) e seringas de 20cc para a alimentação. Estas seringas são reutilizadas até se partirem ou começarem a babar!... Eu até sou poupadinha!
Não basta já não comparticiparem nem fornecerem os prolongamentos (sondas) para a alimentação e termos que ser nós a comprá-las, quanto mais agora não fornecerem mais nada!
E isto só veio à baila porque houve um pedido formal do hospital, quando deram alta ao João, no sentido de nos fornecerem as seringas e agulhas para a manipulação do fármaco que ele precisa fazer.
Conclusão: tenho material até amanhã.
O João deveria fazer a colistina até ao fim do mês.
Sem material não posso manipular o fármaco (porque para este efeito não se pode reutilizar!)
Por isso, este antibiótico fica a 1/3...

E quando o stock das seringas de 20cc, que utilizamos para a alimentação acabarem, logo se vê como é que o vamos alimentar!

Fui pessoalmente ao hospital informar a equipa médica que se não recebermos o material até amanhã, o João não poderá continuar a fazer a colistina. Ainda me responderam que a culpa não era delas e que nós podíamos comprar o material e apresentar no Centro de Saúde para sermos reembolsados. Desde quando é que o CS reembolsa alguma coisa?... Ainda por cima material que não é comparticipado?!?

Não vou comprar material que entendo ser da responsabilidade das entidades de saúde fornecerem. Já basta os rios de dinheiro que gastamos para outras coisas que também são da responsabilidade do estado!

É IMPRESSIONANTE ver como o Estado gasta tanto dinheiro em tantas "merdices" e para o mais importante dizem que não há!

É VERGONHOSO.
E posso garantir que o que mais senti hoje foi Humilhação... e raiva!

Sem comentários: