domingo, 4 de março de 2012

PEG ou Gastrostomia Percutânea

Procedimento endoscópico, percutâneo, para criação de uma abertura do estômago para a pele, destinada, habitualmente, à alimentação.
Em inglês: Percutaneous Endoscopic Gastrostomy (PEG)
O Principezinho tem um novo acessório corporal desde segunda-feira passada: uma sonda de gastrostomia que daqui a algum tempo será substituída por um botão.
*
Neste momento ainda estamos na fase de habituação ao novo acessório, à nova forma de alimentação e a ver o que ele tolera...
Esteve muito tempo sem comer (obviamente que as necessidades do organismo foram asseguradas por soros enriquecidos ou até por leites especiais), mas o estômago já não estava habituado à comida porque nas últimas semanas era alimentado por uma sonda naso-jejunal.
Agora está a fazer uma alimentação contínua de um leite personalizado através de uma sonda igual à da imagem, mas ainda com um débito muito baixo porque ontem tivémos um pequeno contratempo...
*
A reacção do João a esta nova realidade até nem foi má...
Já o tínhamos preparado para o que seria feito e até simulámos.
Claro que já tentou agarrar na sonda algumas vezes e puxou-a (que eu nem sei como é que não a arrancou!). Como está a fazer alimentação contínua tem sempre a sonda ligada a um sistema de alimentação, por isso o fio está sempre ali - à mão de semear! Temos que estar sempre de olho nele.
Todos os dias observa-se ao espelho e hoje até já experimentou ser ele a administrar um medicamento e água nele próprio!
Ainda tem algumas dorzinhas e queixa-se quando temos que mudar a compressa e limpar a área, mas aquilo também ainda está muito "fresco".
*
Desejosos de irmos para casa!!!

5 comentários:

Unknown disse...

Minha querida, desejo tudo de bom. Imagino que seja uma fase complicada... Bj grande
Sara (do portiq.blogspot)

Anónimo disse...

É tudo uma questão de hábito,mas ainda bem que ele está a reagir de forma positiva, poderemos ter aqui uma nova forma de ter o João, que tudo corra pelo melhor,já é tempo de virar um pouco o rumo das coisas, vamos um dia de cada vez...
As melhoras meu lindo.
Tio Quim

Anónimo disse...

Olá meus Queridos,
É uma questão de hábito, aliás habituamos-nos depressa, o Gabi veio para casa com o botão, claro que não corria era o risco de o arrancar.
A limpeza é fácil, a troca troca fazia eu, aprendemos truques para não os magoar e temos mais paciência e o corpo do Gabi não rejeitou o mesmo aderiu bem.
Convosco também correrá tudo bem.
Beijinhos grandes,
Silvia Batalha e família

Maria disse...

Sem palavras....
Só posso dizer que o Principezinho tem muita coragem e é muito forte!
Como mãe e avó, sei que não está a ser nada fácil para todos vós, mais este difícil etapa.
desejos que tudo corra pelo melhor e que as melhoras cheguem rápidas.
Força, beijocassss com muito carinho.

Anónimo disse...

Desejo que corra tudo bem nesta etapa complicada.
O J é um herói. Menino com uma força incrivel.
Bjinhos a todos
Ângela e Francisco