domingo, 6 de fevereiro de 2011

Estudo do Sono


Teria sido feito esta noite. Mas não foi.

Fomos para o hospital depois de jantar, conforme combinado, mas acabámos por vir para casa passada 1h30m...

Na respectiva consulta a médica esqueceu-se de entrar em pormenores relativamente ao procedimento para efectuar o estudo do sono. Conhecendo ela o João como conhece, admira-nos como é que pensou que isto iria resultar.


Ele ficou stressado em casa, assim que se soube que iria passar a noite no hospital.


Assim que entrou no quarto onde passaríamos a noite e viu a parafernália de instrumentos, desatou a berrar...
Ainda lhe vesti o pijama e começámos a prepará-lo (apesar da birra que não parava, evidentemente). Tive que o imobilizar para a técnica começar a colar* o primeiro eléctrodo. Começam os suores que dificultam ainda mais o trabalho... Cianose acentuada e taquicardia.
A técnica teve sensibilidade suficiente para dizer que não valia a pena enervá-lo mais até porque percebeu que ele não se acalmaria.
E não dormiria de certeza absoluta com tanto fios, principalmente quando soubemos que ainda precisaria de 2 sensores nas fossas nasais!
Não podia tomar sedativo para o exame ser fiável... mas de outra forma ele não dormiria.
Temos que pensar noutra forma/noutras condições para fazer este exame.
*
*
*literalmente: é utilizada uma cola para colar os eléctrodos à cabeça

9 comentários:

Maria Osório disse...

Acredito que tenha sido pavoroso quando o menino viu todos os aparelhos. O otorrino que segue o meu Tiago também gostaria que ele fizesse o estudo do sono, mas sabe que vai ser impossível...Ao ler tudo o que escreveu imaginei-me nessa situação e iria ser exacatmente da mesma maneira. Se entretanto "descobrir" outra forma de fazer o exame, partilhe por favor.
Beijinhos grandes e tudo de bom para o pricipezinho!

CláudiaMG disse...

Olá Silvia

Eu não sei se será possível e se calhar já pensaram nisso, mas não haverá hipótese de o levarem a dormir para o hospital?
Beijinhos grandes e espero que consigam fazer o exame.

Anónimo disse...

escreva sempre! como eu a entendo...

Rute Ribeiro disse...

Não posso passar por aqui sem te deixar, Mãe ( muito mãe!) um grande bjo e um abraço muito forte...
E ficar por este lado a rezar todos os dias para que o teu menino ultrapasse estas dificuldades... prefiro chamar assim...
Vou ser visitante assídua e espero que não privatizes o teu blog vou acompanhar-vos por onde forem... fica em contacto!!!!

Mãe Sisa disse...

Obrigada!

@Claúdia: é impossível levá-lo para o hospital enquanto dorme, porque ele tem o sono muito leve (um dos motivos para precisar de fazer este exame)...

Outra hipótese será ele ficar internado (mais do que uma noite)...
Ainda vamos falar melhor com a médica acerca disto.

Grilinha disse...

Olha, eu entendo...se entendo. O JP tb dificilmente não acordaria pelo caminho. Fez esse estudo em bebé com facilidade porque tinha 3 meses e aí dormia sem problema. Depois por acaso acabou por conseguir repetir o estudo em cuba...mas estava com os sonos ainda trocados e pelas 7 da noite lá, já passava da meia noite de portugal e aí foi canja...

mas sei que noutras circunstâncias não seria nada fácil.
E por isso, bem entendo. Mas há-de arranjar-se uma solução.

Anónimo disse...

Mãe Sisa,
É preciso ter muita força para se aguentar tdas as vississitudes e angustias e medos, mas eu sei que tem essa força.
Não ligue ás atitudes e pessoas que não lhe mereçem.Ignore.
Só queremos quem caminha a nosso lado, caminhando.
Mil bjs e um abraço.
Alexandra

ANABELA SILVA disse...

Sílvia o Carlitos também já fez um exame parecido eu no dia anterior praticamente nem o deixei dormir ,quando fui de manhã para o hospital fui sempre a acorda-lo pois ele tinha sono e quando viu o hospital também ficou logo bem acordado ,depois fomos para um gabinete pequenino com caminha e coisinha de musica etc... etc... mas nada então entrei para o sitio onde iria fazer o exame e a dra. saiu , demorou um pouco mas consegui e como depois não o tinha deixado dormir no dia anterior ,dormiu o exame todo mas demoramos quase 1 dia inteiro ,foi um dia horrível pois como sempre fui sozinha e nem podia ir comer nada e como tenho Diabetes foi péssimo e nós temos de estar relaxadas porque eles sentem logo se estamos nervosas ,espero que consigam da próxima vez ! bjcas

Xu disse...

xiiiiiiiiiçaaaaaaaaaa