domingo, 31 de outubro de 2010

Dias 14 e 15

O dia 14 ficou marcado pela calma...
O João esteve muito calmo, muito bem disposto e consequentemente muito organizado ao nível da espasticidade, com poucos movimentos involuntários e um bom controlo oral o que facilitou imenso a hora das refeições - ainda por cima no dia que ele recuperou o seu habitual apetetite!
Para ajudar foi dia de visitas o que o deixou muito feliz.
Notamos que já não está tão ansioso, tão stressado como nos primeiros dias...
Mete-se com toda a gente, com aquela carinha laroca ora a fazer beicinho de vergonha, olhinhos a determinadas enfermeiras ou a oferecer aquele sorriso...
Claro que não pode aperceber-se que precisam de lhe fazer alguma coisa senão solta a fúria e desata a berrar, atingindo decibéis que não se coadunam com uma insuficiência respiratória!
*
Este dia também ficou marcado por uma má notícia que não tem a ver com o meu filho, mas com o filho de outros pais... e eu, como Mãe, não consigo ficar indiferente - ainda para mais quando se trata de pessoas que conheço.
Encontrámos o P. há uns dias atrás, por acaso, na zona comum existente entre a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatais e a UCI Pediátricos que nos disse que o seu segundo filho havia nascido e teria ficado internado na 1ª unidade. Prematuro de 7 meses e meio. Ventilado.
Não estranhei porque ao frequentarmos tanto aquele sítio habituamo-nos a determinadas situações. Consideramo-las normais, assim como os profissionais, acho eu.
A meio do dia, estávamos nós a falar no meio do corredor, quando a médica pede para falar com ele. Confirmou o que já desconfiavam e para o qual o andavam a "preparar"...
O menino tem lesões cerebrais extensas e danos nos orgãos internos. Não tem esperança de vida.
Isto quando eu acabara de lhe dizer para não perderem a Esperança...
Acabei por ajudar quando soube que eles queriam baptizar a criança o mais depressa possível. E apesar dele já ter sido baptizado ontem, sinto que falta qualquer coisa.
Foi mais uma noite em claro para mim, apesar do João até ter dormido bem.
*
Só hoje é que vi a L. Minha colega de escola no secundário. Está tal e qual como me recordo dela, apesar da dor. Espontânea, sincera. Com dor...
Por um lado, feliz porque hoje de manhã conseguiu pegar o seu filho ao colo pela primeira vez, apesar de ventilado... Esteve uma hora seguida com ele ao colo.
Agora (na altura em que falávamos) era a vez do P.
A pessoa calmíssima e controlada que vimos no dia anterior (apesar da confirmação das suspeitas), estava com os nervos à flor da pele porque ía pegar no seu filho ao colo pela primeira vez. Sabendo que o prognóstico é menos que "reservado". Sabendo e sentindo - como ele próprio disse - não se sabe se é a primeira e última vez...
*
Que poderemos nós mais fazer para ajudar?!?
*

4 comentários:

Vânia disse...

a nós foi nos dito a mesma coisa... querem baptizar o vosso filho? Ele está em falecia multiorganica e tem lesões cerebrais...há que tentar manter a esperança, e graças a Deus temos o nosso João aqui connosco hoje. Beijinhus para o seu João e força

Mãe Sisa disse...

@Vânia:
Graças a Deus!
E a mim apetece-me GRITAR
"Não percam a esperança NUNCA!"
mas não sei se tenho esse direito...

Depois há outras questões incluídas neste processo que eu acho que eles nem se apercebem...
como "quem decidirá quando desligar o ventilador?"
Saberão eles que aos médicos interessa ainda fazerem alguns exames genéticos e que, provavelmente, só estarão à espera do feriado passar?
Será que vão ter sensibilidade suficiente? Será que vão contar TUDO aos pais?
...

Sofia disse...

Dou muitas graças a Deus por ter duas meninas saudáveis!
Grita, mas GRITA bem ALTO, "NÃO PERCAM A ESPERANÇA NUNCA!"
Independentemente do desfecho, que só DEUS sabe... Não foi por acaso que os encontraste.
À semelhança do teu/nosso Princepezinho tu também és um Anjo que está/aparece, na vida das pessoas por razões muito especiais.
Põe nas mãos de Deus, ele vai saber ajudar-te a ajudar e a ficares bem contigo.
Adoro-te muito, Bjks e aquele abraço.

ANABELA SILVA disse...

SILVA AO LER ESTE TEU TEXTO DEU-ME UMA ANGUSTIA TÃO GRANDE ,RELEMBREI O NASCIMENTO DO CARLITOS FOI HORRÍVEL E FAÇO IDEIA ESSES PAIS ,PORQUÊ PORQUE É QUE TEM DE SER ASSIM ,UM MOMENTO PARA TI FELIZ POR OS REENCONTRARES E AO MESMO TEMPO SUPER TRISTE PELO MOTIVO QUE FOI !!:-((( NESSAS OCASIÕES NÓS PAIS NÃO QUEREMOS OUVIR NINGUÉM NEM ESTAR COM NINGUÉM ,EU FALO POR MIM TOMARA EU QUE NÃO ME DISSE-SEM NADA ,ESPERO QUE TUDO TENHA CORRIDO OU ESTEJA A CORRER DA MELHOR MANEIRA ,QUE SEJA O QUE DEUS QUISER !!BJS PARA VÓS :-)