sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Era uma vez


um Principezinho que gostava de pregar sustos...

O dia de hoje fica marcado pelo primeiro susto que o João deu à professora C.

Passou bem a manhã, até foram passear ao mercado, almoçou muito bem e depois de almoço dessaturou...

Eu estava em Lisboa. Foi o pai buscá-lo a correr.
Quando chegou lá o menino João estava cá fora - a apanhar ar - com a professora e uma auxiliar. Saturações dentro do normal.

Deve ter sido uma dessaturação momentânea derivada do cansaço. Esta noite acordou imensas vezes por causa da tosse seca e demorava algum tempo a adormecer...

Logo hoje que eu me lembrei de um pormenor (com alguma importância) que me tinha esquecido de mencionar na reunião que tivémos só para falar dos cuidados especiais: o facto dele fazer paragem respiratória quando tem convulsões. A bem dizer, todas as pessoas que tenham convulsões, aquando uma crise fazem paragem respiratória. Os outros é que não se apercebem! No caso dele, como fica todo roxo (aliás, acho que é apenas durante este tipo de crise convulsiva é que ele fica cianótico) e como temos o oxímetro temos a certeza de quanto baixam as saturações!
Eu só mencionei aquilo para as prevenir... não para as assustar...

Mas compreendo. São situações novas e delicadas que implicam atenção especial e provavelmente serão encaradas como uma responsabilidade mais incómoda e por isso devem suscitar alguma ansiedade.

Antes ter excesso de zelo do que incúria.
Foi o primeiro susto... outros virão, provavelmente...

2 comentários:

Mina disse...

E devem ser mesmo grandes sustos, para quem não está habituado!...
Com a prática iram sabendo lidar melhor...
bjocas

Mãe Sisa disse...

Pois são, Mina.
Nada como a prática e a boa vontade!...
Desde esse dia que andamos no jogo "tira-e-põe" oxigénio. Hoje de manhã já entrou na escola com os óculos nasais e pareceu-me que ainda não estavam habituadas à ideia... Mas correu tudo bem.
Bjnhs