quarta-feira, 25 de março de 2009

Adenoidectomia

«A adenoidectomia é a extracção cirúrgica das vegetações adenóides.
É uma intervenção muito simples, indicada sempre que uma criança não consiga levar uma vida completamente normal devido a manifestações ou complicações das vegetações adenóides. Entre estas, as mais importantes são as secreções abundantes, a dificuldade em respirar, as frequentes infecções do nariz e garganta, a extrema secura bucal, as dificuldades auditivas, os problemas de aprendizagem e o atraso no desenvolvimento físico e/ou intelectual.
A operação apenas requer um dia de internamento hospitalar e, nas crianças, realiza-se sob anestesia geral para evitar traumas. A recuperação é rápida e, ao fim de alguns dias, a criança já pode manter uma vida perfeitamente normal, pois a ausência deste tecido não provoca grandes complicações.»

*
E foi este o procedimento cirúrgico a que o Principezinho foi submetido ontem de manhã.
Ficou internado de véspera, a cirurgia foi logo nas primeiras horas da manhã. O procedimento em si durou apenas cerca de 10 minutos.
Deixaram-me entrar para o bloco para que ele não ficasse demasiado ansioso - mas apenas o tempo de o anestesiarem. Ainda brincámos com o facto do anestesista ser parecido com o Dr. House e neste clima de boa disposição ele ía respirando pela máscara "um cheirinho a baunilha" que não tardou em fazer efeito.
*
Como tinha tomado Hidrato de Cloral cerca de 2 horas antes da cirurgia, já foi para lá "em estado zen" e por isso demorou mais tempo do que o previsto a acordar da anestesia. Convém sempre esperar que a pessoa anestesiada acorde espontaneamente, por isso foi isto que fizémos. Assim ele acordou muito calmo, sem qualquer tipo de irritabilidade e até com alguma boa disposição quando gozávamos com ele ao dizer "Granda moca que tens, filho!"
Dormiu algumas horas depois da cirurgia, sem se deixar incomodar pelos alarmes dos monitores e pelo barulho que as outras crianças faziam na Unidade de Cuidados Especiais (felizmente não foi necessário ocupar a cama que tinham já, preventivamente, para ele na Unidade de Cuidados Intensivos!).
*
Quando acordou iniciou a alimentação com um chá. Como foi bem tolerado passada uma hora bebeu um iogurte líquido que também foi bem tolerado.
Foi reavaliado pelo Otorrino que não teve dúvidas em dar-lhe alta - por isso voltámos para casa no próprio dia!
*
Agora é uma semaninha a dieta de líquidos frios, esperar que não nos pregue nenhuma desagradável surpresa entretanto e voltar às consultas na próxima semana!
Graças a Deus correu tudo bem desta vez!
*
MAIS INFORMAÇÕES ACERCA DESTE PROCEDIMENTO EM:
educare.pt (Adenoides e amígdalas: quando operar?)
*

7 comentários:

Xu disse...

Fiko feliz e aliviada em saber q esta td bem ... uma boa noticia do principezinho sabe seeeeeeempre bem. Na volta foi a visita da micro q o fez arrebitar assim e lhe deu sorte pa operaçao ... hehehehe .... modestinha eu né?
Seja como for estamos mt felizes por aki. BOA JOAO, MAIS UMA BATALHA COM BONS RESULTADOS.
Adorei estar convosco. Beijos do nosso tamanho pa vcs os 3.

Anónimo disse...

Fico muito feliz por tão boas noticias, Graças a Deus que tudo correu bem;
Se ele está bem todos nós estamos bem.. Um beijo meu, tia Ceu e tio Vitor

Catarina Moreira disse...

Que bom!!!
Estas alegrias são do tamanho do céu!!!

Dina disse...

Olá, olá

Feliz por tudo ter corrido bem, desejo rápidas melhoras.

Beijinhos

Maria disse...

Tudo correu bem mamã "S" e tudo vai continuar a correr muito bem porque o Principezinho merece e quem o ama muito quer vêlo bem para continuar nas suas rotinas de apredizagem,rápidas melhoraS .
BEIJ. COM MUITO CARINHO ESPECIAL AO PRINCIPEZINHO, e toda a família.
Bom fim de semana.
:) M.M.G.

CláudiaMG disse...

Bem, só espero que as melhoras estejam a ser rápidas e que em breve vocês estejam de volta ao vosso dia-a-dia.

Um grande beijinho e tudo de bom para vocês

Anónimo disse...

Boa valentão!!!
Mais uma batalha vencida!
Ficamos todos mt felizes por ter corrido td bem, agora é continuar a recuperar aos pouquinhos.
Abraçinho apertado para o nosso Jotinha e beijo grande pr os papás.
Tia Marta, tio Kim e primos Dani e Diana (está quase cá fora a priminha João:)