sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A Doença

Ontem à noite vi o episódio de "Clínica Privada" na Fox Life.
Surgiu um personagem secundário com quem, inevitavelmente, me identifiquei (quase) na perfeição: tratava-se de um pai de um rapaz de 17 anos com Bronquiolite Obliterante.
O pai fazia tudo o que lhe era possível para que o filho continuasse vivo, sujeitando-o a ventilações mecânicas sistematicamente para que ele tivesse a oxigenação necessária.
O filho não queria mais ventilações. São agressivas, invasivas e mantêm um nível de vida muito aquém daquilo que seria desejável.
Com 17 anos, bem formado, desde a idade de 12 a lutar contra esta doença, o rapaz sabia bem o que queria e manifestou o seu desejo de não voltar a ser ventilado, compreendendo bem o que isso implicaria.
Apesar da relutância inicial, o seu pai acabou por aceitar a vontade do filho e deu autorização para o extubarem e, consequentemente, o rapaz deixou de respirar...
Inevitavelmente me pergunto se alguma vez eu serei capaz de deixar o meu egoísmo de lado e ter tamanha capacidade de desprendimento e aceitação.
Sei que isto também é Amor.
Lembro-me com muita frequência de uns amigos que perderam o seu filho A. há 2 anos.
Conhecemo-nos no hospital. O A. era doente crónico e a Unidade de Cuidados Intensivos era verdadeiramente a sua segunda casa.
Foram eles (o A. e a família) o nosso exemplo na aceitação de uma doença crónica invadir as nossas vidas e de como lidar com a situação - com as infecções recorrentes e consequentes internamentos prolongados, com a equipa médica, de enfermagem e auxiliares, com as consultas constantes e com a INcerteza...
Entretanto encontrei mais um estudo sobre esta doença presente nas nossas vidas (para consultar, basta clicarem AQUI).
*

18 comentários:

Anónimo disse...

Desejo te tudo de bom, para ti e para a tua familia, beijinhos

Piquenina disse...

Somos capazes de muito mais do que pensamos ou imaginamos. Quando (e se) a situação se te deparar (apesar de ter a certeza que não, e não me perguntes porquê) saberás como actuar. Já aconteceu antes e noutras situações.
Os meus sonhos vão tornar-se reais! De um outro jeito, mas vão! Sabes que eu tenho "coisas de feiticeira" à semelhança da minha avó!

Sofia disse...

Como GRANDE MÃE, em todos os sentidos, que és, vais saber o que fazer. E Nós, os que vos Amamos e Apoiamos em TUDO, estamos cá para APOIAR em TUDO.
BJKS

PS. Tb vi esse episódio e revi-te nele. E pensei o que te escrevo.

Anónimo disse...

Tenho a certeza que saberás sempre fazer o melhor.. nunca imaginamos a resistência, a capacidade que nós como seres humanos temos lidar com determinadas situações;
És Mãe e confio plenamente na tua sensibilidade,saberás ao longo da vida como e o que fazer..chama-lhe instinto, intuição, não sei... é Amor concerteza Amor...
Um beijo enorme!!!! Prima Ana

Grilinha disse...

Sabes,a doença é algo incomparável.
A dor que nos provoca não tem explicação.
Mas o teu filho, acredito que lidará de forma positiva com a sua vida,pois ele é um amor e a alegria em pessoa. E acredito que manterá a essência.
Um beijinho

Maria disse...

Mãe SISA,Não tenho o dom de ter palavras fortes que vos possam dar a cura ao Principezinho,mas com uma mãe como a "S" e um papá especial é meio caminho para as melhoras,não seio explicar mas creio que o "P" vai ultrapassar estas crises,a medecina está em afanço permanente, está sempre a apareçer novos medicamentos, até feitos já com célul.dos própios doentes,estão em estudo para casos como do Principezinho, está no inicio, vi isso no fim de semana passada nas novas tecnologias de engenharia de terapéuticas,pareceu-me ficção cientifica, mas estão a testar se não estou em erro não chega a 2 anos de investigção.Na Austrália e numa Uneversidade Americana uma das Ciêntistas de Investigação era Portuguêsa,vamos ter fé que vão conseguir descobir a forma de controlar este adnov. logo menos lesões,menos crises, mais qualidade de vida. Força mamã "SISA" .(Também vi essa série no AXN á imenso tempo era o rapaz que pedia á mãe e foi uma luta tremenda.). Não vamos pensar em coisas tristes, vamos pensar positivo para que tudo seja positivo com o "P".Os desejos com toda a força do meu coração e do Universo para que as melhoras venham rápidas...beij. com muito carinho M.M.G.

Nala disse...

Por Amor aos nossos filhos somos capazes de tudo.
O que fazemos para não os vermos sofrer e vê-los em paz...Tudo porque o nosso Amor pelos filhos é grandioso.
Queremos sempre que as doenças, sofrimentos deles "caiam" em nós e não neles.
Não sei explicar, mas simplesmente sei que somos capazes de tudo por o único amor que é eterno - os nossos rebentos.

Dina disse...

Olá, olá

Primeiro que tudo, fiquei muito feliz, apesar do tema, por estares novamente a ter um tempinho para escrever.

Também acompanho a série e de imediato pensei no principezinho.

A vida tem-me ensinado que conseguimos ir mais longe do que alguma vez imaginamos.

A nossa força de vontade, a nossa força interior e a luz que nos acompanha e nos protege, faz com que consigamos ultrapassar aquilo que, para muitos e por vezes até para nós próprios, seria impossivel de ultrapassar.

Desejo, do fundo do meu coração, que o J. consiga ir superando as dificuldades e que o avanço na medicina lhe permita ter uma vida com qualidade, longa e muito feliz.

Beijinhos muiiito especiais e uma abraço muito apertadinho para o principezinho

Mina disse...

Mãe Sisa
Estou de coração apertadinho,que hei-de eu fazer não vi o episódio de ficção. Mas conheci alguém na vida real que também, teve e têem um principezinho lindo de sorriso encantador, que tinha muitas crises respiratórias, mas aquele sorriso mostrava felicidade, até que Deus se lembrou de o levar.
Eu vi e senti o sofrimento daquela mãe, e estou a revela nas suas palavras, mas tudo vai mudar, o principezinho é forte e com vontade de vencer. E nós todas estamos aqui a apoiar... Com muita força...
Bjocas grandes

CláudiaMG disse...

Existem muitas formas de amor e acredito sim que essa é uma delas.
Acredito também que nas alturas que precisamos encontramos forças onde nunca pensamos que íamos encontrar, e por isso sei que a Mãe Sisa é uma mãe de muita força e encontrará no seu interior tudo o que precisares.
Agora o meu desejo vai para as melhoras do Principezinho e que para dia-a-dia ele vá superando todas as adversidades.

Um grande beijinho para a vossa família e um muito especial para o Principezinho

Maria disse...

Acordei a pensar em vós,o sol brilha lá fora e desejo que ele com toda sua energia traga as melhoras ao Principezinha e melhor qualidade de vida,força mãe "SISA" por tudo o que já li é uma mãe com muita fibra e força,nós mães temos toda a força da natureza para enfrentar estas lutas quando se refere aos nossos filhos, que tanto amamos, e nisso o "P" é muito amado!-Dizem que o Amor faz milagres por isso vamos acreditar nesses milagres!

Beij. com muito carinho para todos.

M.M.G.

A menina das bolinhas disse...

Também vi o episódio e confesso que na altura em que o pai o "deixa ir" chorei... e lembrei-me do principezinho, dos seus pais e madrinha. Estou de acordo com a piquenina, acho que SE chegar a altura os pais de certeza que vão saber o que fazer. Posso sempre juntar um bocadinho da minha magia "negra" e ajudar a piquenina a que isso nunca aconteça ;)

Odele Souza disse...

Mãe Sisa,

Obrigada por sua visita e comentário no blog de Flavia, a minha Princesa adormecida.

E deixo um carinhoso abraço para teu Principezinho.

Mi disse...

Olá,

é a primeira vez que deixo aqui uma mensagem, mas já vim cá espreitar algumas vezes.
queria deixar HOJE um beijo especial para a mão Sisa :) e, como não podia deixar de ser, muitos beijinhos ao Principezinho.

Também vi esse episódio da Clínica Privada e pensei que aquilo foi um grande acto de amor.

beijinhos da Micaela

Xu disse...

Pois que sei que amas o teu filho e sei que farás sempre o melhor por ele e não por ti, sei porque o sinto e sei pq entendo e vejo o amor q tens por ele. Sei que farás sempre as escolhas acertads pq pensas com o coraçao e também com a cabeça.
Parabéns mae sisa pelo teu aniversário hoje e por seres a super mamã que tens sido nos ultimos anos. Felicidades! Espero que faças sempre as melhores escolhas, sejam elas kuais forem!

Maria disse...

Mãe "S" passei por cá com o desejo ardente,que a crise esteja a passar,que o "principezinho se sinta melhor!

Beijinhos com muito amor e carinho, para o "P" e para todos.

M.M.G.

Maria disse...

PARABÉNS MÃE SISA PELO DIA DE ONTEM: Com muitos Beij. de Carinho Força.

M.M..

Dina disse...

Olá

Hoje recebi um miminho o selo do BLOGUE DE OURO, que é um prémio para MULHERES.

Como, é óbvio, é uma das MULHERES a quem eu passo o selo, como prémio.

Está no meu blogue.

Beijinhos