sexta-feira, 21 de março de 2008

Que Cristo ressuscite no coração de todos

«Em horas de alegria e de festa ou em momentos de passos magoados pelo longo caminho do deserto, o povo de Israel recordava sempre a sua primeira páscoa. Aí se afirmava o sentido da viagem e se confirmava o horizonte da terra da promessa.»

Esta é a primeira Páscoa que o Principezinho passa em casa. Todas as anteriores foram passadas no hospital.
Nos anos anteriores experimentámos a Quaresma fisicamente: com Jejum, Abstinência, Sacrifício e Sofrimento.
Este ano estamos a vivê-la de uma forma diferente: com algum recolhimento, mas com o espírito sempre presente nas nossas experiências anteriores: assim como o povo de Israel que recordava sempre a sua primeira Páscoa... Escolhi este primeiro parágrafo da mensagem pascal do Bispo de Aveiro porque retrata bem o que temos sentido nestas últimas semanas.
Não podemos esquecer a caminhada que temos feito até aqui, a cruz que carregamos todos os dias e que carregaremos para o resto das nossas vidas.
É pois impossível não viver este tempo pascal sem fazer a analogia à nossa experiência pessoal/familiar.

«A Páscoa é a profecia dos tempos novos. Destes tempos em que a vida reencontra sentido e dignidade e recupera valor sagrado; em que o pecado humano é redimido; em que a humanidade é salva dos seus medos, inseguranças e atropelos da justiça, da verdade e da paz.
O mundo precisa desta Páscoa, que nos traz Deus, de novo, em Jesus Cristo, vivo e ressuscitado. »

É, obviamente, por crer nesta Verdade que a minha melhor intenção para esta Páscoa é que cada um deixe Cristo ressuscitar em seus corações.
Para que a Vida reencontre o seu sentido, para que a esperança não morra, mas cresça!

Sem comentários: