quinta-feira, 31 de julho de 2008

Gabriel Afonso

Eu estava lá quando o Gabriel nasceu.
Foi no ano que esta minha nova realidade começou. Eu estava internado na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e o Gabriel assim que nasceu, devido a muitas complicações (algumas de origem muito duvidosa) foi para os Cuidados Intensivos Neonatais.
"Partilhávamos" o corredor.
As nossas mães partilham o mesmo nome.
Os nossos pais já se conheciam pois cresceram na mesma localidade. Encontraram-se lá por ironia do destino.
Eu sou testemunha da ausência de esperança dos médicos perante a vida deste menino-herói...
Eu sou testemunha dos Pais-Heróis que não desistiram e não cruzaram os braços perante as dificuldades e perante tantas portas que se fecharam e continuam a fechar constantemente...
Actualmente partilhamos a mesma terapeuta ocupacional.

Nós, meninos especiais, crianças diferentes, sentimos constantemente dificuldades em superar obstáculos que deveriam ser obrigação social de um estado responsável.
Deveríamos usufruir dos apoios que merecemos e precisamos, mas na realidade são poucos os profissionais e/ou instituições que apostam e acreditam realmente em nós - principalmente quando ainda há a agravante de (além da deficiência física) se sofrer de alguma doença.
As instituições públicas não apostam o que deveriam porque dizem estar a perder tempo com determinados casos.
No entanto, quem consegue ir para alguma instituição privada consegue ver resultados que outros dizem ser impossível.

Eu sinto isso devido à minha doença respiratória e aos constantes internamentos: acabo por "perder a vez" a oportunidades de tratamentos/terapias.

O Gabriel é um menino muito especial.
Não porque tem uma deficiência profunda.
Mas porque é um lutador que já ultrapassou há muito tempo as expectativas dos médicos.
Vamos ajudar o Gabriel a dar um passinho de cada vez.
*

Banho no tanque

Mais uns dias passados a molhar os pés nos repuxos da Praça, a passear muito pela vila, a banhar-me nas piscinas (e a fazer birra quando tive que sair da água!) e até a experimentar tomar banho num tanque de lavar a roupa pela primeira vez!
*

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Anjo da Luz (mais para ler)


«Hoje caminho, o céu está azul, o sol brilha esplendoroso, oiço o chilrear dos passarinhos e o silêncio... O silêncio no meu coração, Os momentos, os meus momentos felizes... Oiço o riso das crianças, cheiro a maresia que vem do mar, caminho descalça pela areia, continuo a sonhar. Sonho, que o teu limite é o sonho e que o teu caminho, tem tantos obstáculos, uns já vencidos e outros, tantos outros, por vencer...Dificil, é este nosso caminho mas, sei que embora seja feito devagar, muito devagar, sei que chegaremos ao destino deste nosso caminho que se faz caminhando...»

Este texto foi retirado de um blog que acabámos agora de conhecer e que vale a pena irem espreitando. Decidimos aqui publicá-lo pela identificação que sentimos.

http://caminhacaminhando.blogspot.com/ ou carregando directamente no link Anjo da Luz
*

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Semana de Passeios



Ah pois é... esta semana já me "fartei" de passear!
(Para compensar as semanas qua passo enfiado em casa, sem poder sair... ihihih)
Para começar fui ao Estoril. Iniciámos o passeio na Feira de Artesanato.
Logo à entrada conheci uns "Senhores-Lei"e o que eles não estavam à espera era que também eu estava vestido com a minha amostra de farda!!!
Fiquei todo vaidoso ao comparar os pormenores que tínhamos em comum nas camisas (as divisas, o distintivo, os "walkie-talkies", as algemas...). Adooorei.
Lá passeámos, conhecemos algumas bancas novas (a do Mel, dos instrumentos de corda) e enquanto a Mãe se entretinha numa banca já conhecida, a Avó Tété deu-me a conhecer as maravilhas de estar sentado no chão com pedras. Sim, gostei! Foi muito interessante... poder agarrar aquelas pedrinhas e experimentar a terra fininha.
Ainda fomos um bocadinho à praia (apesar de estar a anoitecer) e quando regressávamos vimos um mini-espectáculo de música e luzes na fonte em frente ao Casino, que eu também gostei muito.
E ontem fomos passear até ao Parque das Nações!
Que grande passeio... de comboiooooooooooooo.
Fomos conhecer o Oceanário. Passámos lá horas!
Depois demos umas voltas ali pelo jardim, descalço na relva, com a Avó Tété...
Foi um dia em cheio!
Fazem falta mais dias como este!
*

Felicidade

«Parabéns!... Nota-se que o seu filho é FELIZ!»

Esta frase ecoa nos meus ouvidos há quase 12 horas... e acho que continuará a ecoar por muito mais tempo.

Foi uma senhora que mo disse hoje, no comboio, quando íamos a caminho do Parque das Nações, para ir ao Oceanário pela primeira vez.

Haverá melhor coisa para se ouvir (ainda para mais de uma pessoa desconhecida, para a qual somos anónimos)?!?
Principalmente tendo em conta toda a nossa vida de luta contra a doença, contra a incapacidade gerada pela PC, contra o preconceito, contra a (in)diferença?!?

Hoje estou feliz.
É precisamente para isto que eu rezo: para que o Principezinho seja Feliz (já que saudável não o é).